Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

O prefeito Felix Lengruber recebeu nesta terça-feira, dia 2 de setembro, o Plano Municipal de Saneamento Básico desenvolvido pela Agevap, Ceivap e a empresa DRZ Geotecnologia, especializada neste tipo de planejamento. A partir deste plano o município está apto para captar recursos com a Funasa para a implantação e desenvolvimento de projetos que incluem tratamento e abastecimento de água, tratamento de esgoto e drenagem de águas pluviais. Esses recursos devem chegar à ordem de quase R$ 13 milhões, até 2017.

O plano foi apresentado pelo representante da DRZ Adalberto Mendes ao prefeito e ao secretário de Meio Ambiente Edwand Junior. De acordo com Edwand, agora, o 1° projeto será o esgotamento sanitário da área urbana do município e outros específicos serão elaborados para a captação de recursos.“O Plano avalia o diagnóstico da situação atual onde se define os objetivos e metas, as prioridades de investimentos, a forma de regulação das prestações de serviços, os aspectos econômicos e sociais”, disse.

Segundo Felix o plano de saneamento é um marco na questão do saneamento básico em Macuco.“A partir deste plano, elaborado tecnicamente por uma equipe especializada, temos agora um instrumento a mais e que nos garante poder captar recursos com a Funasa para o desenvolvimento de projetos dessas áreas. Da possibilidade de quase R$ 13 milhões, R$ 6,6 é para o tratamento e abastecimento de água, R$ 4,4 para tratamento de esgoto e R$ 1,5 para drenagem de águas pluviais”, explicou.

Fonte: Flávia Guerini

Foto: João Pedro Calvelli