Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Controle do Tabagismo de Macuco ajuda quem quer parar de fumar

Criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 1987, o Dia Mundial Sem Tabaco promove um alerta mundial sobre todas as doenças causadas pelo tabagismo. O hábito de fumar traz milhares de mortes em dezenas de países todos os anos, que poderiam ser evitadas caso as campanhas de conscientização fossem seguidas à risca.

A campanha no Brasil está a cargo do INCA (Instituto Nacional de Câncer), que produz todos os informativos técnicos de suporte às divulgações nos cenários, nacional, estaduais e municipais. Por se tratar também de uma pandemia, segundo a OMS, em 2020 o tema abordado foi ‘Tabagismo e Coronavírus’ pelo papel agravante na crise, já que os fumantes seriam mais vulneráveis à infecção pelo vírus.

Em Macuco, as ações são dirigidas pela Coordenação Programa de Controle do Tabagismo, da Secretaria de Saúde, num trabalho organizado pela terapeuta ocupacional. Os atendimentos podem ser por teleconsultas ou presenciais, respeitando todas as regras sanitárias de prevenção à COVID-19. Agende um horário pelo telefone (22) 2554-1846.

Arte: Vinícius Oliveira