Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Data enfatiza a Reforma Psiquiátrica e a humanização das ações

A terça-feira, 18 de maio, foi marcante para ativistas e profissionais da saúde mental, porque remete ao Dia de Luta Antimanicomial, alusiva ao Movimento da Reforma Psiquiátrica, cuja meta é manter o diálogo de conscientização com instituições e sociedade para evidenciar que portadores de transtornos mentais não representam riscos e sua recuperação, ao contrário, passa exatamente pelas formas de inclusão social.

CAPS de Macuco é fundamental para a saúde mental também na pandemia

Com a Lei da Reforma Psiquiátrica (10.216), que completa vinte anos, o modelo de atenção à saúde mental foi redefinido, priorizando os direitos de quem necessita do tratamento e ampliando ações assistenciais em liberdade, substituindo os ultrapassados manicômios por espaços alternativos de resocialização, redundando na criação dos Centros de Atendimentos Psicossociais pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Profissionais da entidade abordaram o tema na sede durante toda esta semana

Em Macuco, embora o CAPS não tenha promovido atividades coletivas em respeito às restrições impostas pela pandemia, a data foi lembrada num encontro entre os integrantes da equipe, que também fizeram ampla divulgação nos atendimentos individuais, realizados com total segurança, quando abordaram com os frequentadores a importância da data para a saúde mental. O CAPS/Macuco atende presencialmente obedecendo às regras e também online, basta acessar o telefone/WhatsApp 2554-1846.

Momento de confraternização dos profissionais de saúde que atuam no CAPS

Outra ótima notícia foi a aquisição – com verbas específicas destinadas à instituição, oriundas do Ministério da Saúde e cofinanciamento pelo Governo Estadual – de duas bicicletas elétricas para o deslocamento de servidores às residências de pacientes que precisam de atendimento domiciliar. “Gratidão ao prefeito Bruno e ao secretário Juninho da Saúde pelo apoio, fundamental para o nosso trabalho”, disseram Marise Lutterbach e Fernanda Miliosse, coordenadoras do Programa de Saúde Mental.

As duas bicicletas elétricas serão fundamentais no atendimento aos pacientes

Fotos: CAPS/Macuco