Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Num encontro realizado no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 15, prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (Cis-Serra) debateram com o governador Luiz Fernando Pezão diversos temas relacionados ao consórcio.

Durante a reunião, um documento devidamente assinado pelos líderes de 16 municípios também foi entregue a Pezão. Nele, os integrantes do consórcio defendem a estadualização do Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo.

Segundo os dirigentes, é preciso encontrar apoio para enfrentar as dificuldades e continuar tendo o Raul Sertã como referência no atendimento regional, já que quase todos os municípios utilizam os serviços.

O governador, por sua vez, noutras oportunidades já havia se mostrado favorável à regionalização desse tipo de serviço, afirmando que não há como colocar recursos em todos os municípios para aliviar as questões de saúde de forma generalizada.

Presente ao encontro, o prefeito de Macuco, Félix Lengruber é sempre uma liderança bastante ouvida, pelo fato de ser médico e conhecedor do segmento. Ele relatou que essa união de forças é de fundamental importância e pode fazer a diferença para que as populações da região tenham garantidas as melhorias nos mais diversos serviços de saúde. "Tudo realizado em parceria obtém melhores resultados. No caso do Cis-Serra não é diferente, já que a intenção é exatamente buscar nos esforços conjuntos soluções para os problemas inerentes à saúde", reforçou Lengruber, que também tem se empenhado para concluir as obras do Hospital de Macuco.

Ainda durante a reunião, outras medidas que fortaleçam o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana foram levantadas. Uma delas é a tentativa de garantir aumento no aporte financeiro oferecido ao Programa de Apoio aos Hospitais do Interior. "São questões dessa magnitude em que os esforços coletivos funcionam mais intensamente. Vamos continuar trabalhando juntos", garantiu o líder macuquense.

O Cis-Serra é formado pelos municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco