Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Campanha oferece conscientização sobre a hanseníase

A Campanha Janeiro Roxo marca a conscientização e combate à hanseníase. É quando as autoridades de saúde se reúnem para abordar o tema e mostrar à população a necessidade de obter um diagnóstico precoce e, consequentemente, tratar da forma mais adequada a doença, que embora ainda afete grande contingente de pessoas é curável.

Anna Carolina explicou detalhadamente as formas adequadas de tratar a doença e tranquilizou às usuárias mostrando que há cura para hanseníase

Em Macuco, a Secretaria de Saúde se mantém atenta ao assunto e tem repassado informações detalhadas à comunidade, como aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 18 de janeiro, com a realização de uma palestra na Estratégia de Saúde da Família da Barreira. A enfermeira Anna Carolina Lima do Amaral conduziu os trabalhos e o que chamou de fato a atenção foi a ótima interação com a comunidade.

Como é de praxe em Macuco, folhetos explicativos foram distribuídos para melhor orientar a população sobre o tema

Seguindo as diretrizes da mobilização nacional, a enfermeira expôs pontos determinantes para deixar os usuários bem informados, especialmente quanto aos sinais e sintomas da hanseníase, que se descoberta e tratada a tempo, evita possíveis sequelas graves. “Também faz parte da conversa combater o preconceito, até porque a hanseníase tem cura e o tratamento é 100% gratuito pelo SUS”, explicou Anna Carolina.

Um destaque da palestra ministrada pela enfermeira foi a excelente interação conquistada junto às usuárias

Vale lembrar que em caso de lesões na pele, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, caroços ou placas pelo corpo, ressecamento e perda de sensibilidade são sinais de alerta e devem ser investigados. Semanalmente outras palestras serão realizadas nas unidades de saúde.

Após as orientações, participantes da palestra desfrutaram de um café da manhã

Fotos: Mateus Guimarães