Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Interação dos usuários marca bate-papo com enfermeiras e psicólogo

Menos de cinco meses após seu lançamento, o Programa ‘Saúde em Foco’ continua crescendo e promovendo a integração entre comunidade e profissionais de saúde, como comprovam as diversas palestras ministradas nas Estratégias de Saúde da Família, uma delas nesta terça-feira, 25, na Volta do Umbigo, abordando os temas hanseníase e saúde mental, que geraram um bate-papo intenso e bastante intimista.

Enfermeira Anna Carolina destacou diversos pontos sobre como melhorar a qualidade de vida e a saúde mental no dia a dia

A enfermeira Keila de Oliveira orientou os usuários quanto ao combate à hanseníase, expondo a importância do diagnóstico precoce e início rápido do tratamento, já que a doença, se descoberta e tratada a tempo, pode evitar sequelas. No segundo momento o psicólogo Roberto Charles Monteiro e a enfermeira Anna Carolina Lima do Amaral conseguiram interagir com os pacientes falando sobre saúde mental.

Uma das gratas surpresas da palestra foi a interação da comunidade com o psicólogo (de costas), que explicou causas e efeitos da depressão

A depressão e seus sintomas foram os assuntos mais discutidos, já que a pandemia fez a população descobrir a necessidade de cuidar mais da mente. As recomendações para evitar a depressão são as mudanças de hábitos, a prática de atividades físicas, a fuga dos pensamentos negativos, ampliar os diálogos e falar sobre os problemas, adotar alimentação saudável e cuidar da qualidade do sono. “São atitudes relativamente simples, mas cruciais para evitar a depressão”, destacou o psicólogo.

Conduzindo os trabalhos durante a palestra como um bate-papo informal, o psicólogo conquistou a confiança dos usuários

Num primeiro momento a palestra na ESF da Volta abordou o tema Janeiro Roxo, com orientações sobre hanseníase

A enfermeira Keila de Oliveira (fora de foco) conduzindo a palestra que ofereceu informações sobre hanseníase

Fotos: Mateus Guimarães