Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Assim como o setor financeiro da Prefeitura de Macuco, a Secretaria de Saúde também cumpriu a legalidade realizando a Prestação de Contas do Terceiro Quadrimestre de 2021. Em Audiência Pública gravada na Câmara Municipal e transmitida nas redes sociais oficiais do município, os profissionais de saúde mostraram através dos números o compromisso com a população macuquense, especialmente no que diz respeito à meta constitucional de investimentos, que determina o mínimo de 15% em ações. Macuco foi além, investindo 17,55% em iniciativas de saúde em benefício dos moradores.

Quanto aos relatos sobre a Atenção Básica no Terceiro Quadrimestre de 2021 em Macuco, também foram evidenciados números significativos. Consultas médicas ofertadas à comunidade macuquense: Clínica Médica, 1.646; Ginecologia Obstetrícia, 541; Pediatria, 440; Enfermagem, 934; Cardiologia, 207; Oftalmologia, 217; Fisioterapia, 403; e Ortopedia, 317. Ainda aconteceram 4.141 atendimentos no Pronto Atendimento Municipal; 3.601 Visitas Domiciliares; e 4.037 procedimentos de Enfermagem.

Outros números surpreendentes nos atendimentos em saúde mostram 11.932 prontuários de pacientes cadastrados no Centro Municipal de Saúde; 2.593 famílias inscritas nas Estratégias de Saúde da Família da Reta, Volta do Umbigo e Barreira; e também há 1.205 famílias em área de litígio entre Macuco/Cantagalo. Já na Farmácia Básica 5.305 pessoas foram atendidas, com 145.398 medicamentos dispensados. No Centro de Triagem da COVID, 1.056 pacientes receberam atendimento. Essas e outras informações podem ser vistas acessando www.prefeituramacuco.rj.gov.br.

Texto e Imagens: Ricardo Vieira