Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Controle do Tabagismo auxilia macuquenses que desejam parar de fumar

‘Se o seu objetivo é parar de fumar, nós podemos te ajudar’! Essa é uma máxima utilizada por instituições que auxiliam quem deseja abandonar o cigarro. Entre elas está o Programa de Controle do Tabagismo de Macuco, cuja atuação tem sido intensificada com diversas ações participativas, como a ocorrida na última sexta-feira, 11 de março.

A Roda de Conversa aconteceu no Centro de Saúde, onde Marise Gama, facilitadora e coordenadora do programa, destacou aspectos importantes desse verdadeiro problema de saúde pública que é o tabagismo, causador de dezenas de enfermidades. O encontro contou ainda com a participação da psicóloga Cinthia Hermsdorff e dos profissionais das Estratégias de Saúde da Família e Programa de Saúde Mental.

Colocado com objetividade, o tema mereceu esclarecimentos sobre o tratamento para cessar o mal hábito de fumar, enfatizando principalmente as características físicas, emocionais e comportamentais daqueles que fumam. Também foram debatidas a possibilidade da reposição de nicotina através de adesivos; o uso de medicamentos visando dar suporte aos usuários durante o processo; e a importância de associar o suporte terapêutico para potencializar as características pessoais de autoajuda.

Além disso, ficou claro que é essencial identificar uma rede de apoio com a qual contar, como por exemplo o Programa de Controle do Tabagismo, os dispositivos de saúde do município, a força da família e dos amigos no convívio social. “Somos seres plurais e ninguém é somente um tabagista. É necessário valorizar as potencialidades para que o cuidado seja sempre integral”, alertou Marise, que aproveitou a presença de crianças e adolescentes para preveni-las sobre os malefícios do cigarro.

Fotos: Mateus Guimarães