Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Usuários da ESF da Barreira recebem orientações sobre a tuberculose

Infecciosa, transmissível e capaz de afetar principalmente os pulmões, embora possa se manifestar noutros órgãos e sistemas, a tuberculose é uma doença observada com toda seriedade e responsabilidade pelas autoridades de saúde, especialmente pela transmissão ocorrer de pessoa a pessoa, já que o doente ao falar, espirrar ou tossir expele gotículas de saliva contendo o agente infeccioso que pode contaminar outro indivíduo.

Usuários que aguardavam atendimento de saúde na ESF da Barreira ganharam informações preciosas sobre um tema absolutamente relevante

Com ações planejadas, a Secretaria de Saúde de Macuco tem ido ao encontro da população macuquense para levar informações sobre esse e outros temas relevantes. No mês de março, por exemplo, a enfermeira Anna Carolina Lima ministrou uma mini palestra sobre a tuberculose na Estratégia de Saúde da Família da Barreira, aproveitando a proximidade com a data de 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Gentil e atenciosa, a enfermeira Anna Carolina Lima conquistou os moradores do bairro Barreira com uma palestra leve e informativa

Durante suas explanações, a enfermeira falou sobre o que de fato é a tuberculose; de que maneira ocorre o contágio entre as pessoas no dia a dia; a importância do diagnóstico precoce e preciso da doença; como garantir a eficácia do tratamento, que dura seis meses e deve ser concluído para garantir a cura; e sobre a supervisão conduzida pela Coordenadoria de Tuberculose. “Esclarecimentos e acompanhamentos de um profissional de saúde são essenciais para o sucesso do tratamento”, confirmou Anna Carolina.

Desde as formas de contágio até a importância da conclusão do tratamento, os temas foram de fácil compreensão pela comunidade

Fotos: Secretaria de Saúde