Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Moradores também acompanham explicações sobre tuberculose

Assim como já havia ocorrido na Barreira, onde a enfermeira Anna Carolina Lima repassou informações pontuais sobre o tema para os usuários do espaço de saúde local, agora foi a vez da população que utiliza a Estratégia de Saúde da Família da Reta também receber orientações específicas sobre sintomas e tratamento da tuberculose.

Quem usufruiu do substancioso café da manhã também recebeu através dos cartazes informações detalhadas sobre o tema

Mantendo o planejamento da Secretaria de Saúde e com a mesma estratégia profissional, coube à enfermeira Sheila Maria Monteiro da Silva reunir funcionários e pacientes da Unidade de Saúde da Reta para falar de forma abrangente, porém simples e de fácil compreensão, sobre a tuberculose, que pelo clima intimista do encontro acabou se tornando um assunto de grande interesse, com os moradores interagindo bastante.

Equipe da unidade e usuários acompanhando as explicações da enfermeira sobre sintomas e tratamento da tuberculose

Tosse constante há mais de duas semanas, com falta de apetite e perda de peso são sintomas mostrados como possíveis sinais de tuberculose. Mas somente a experiência profissional pode determinar esse diagnóstico. “É fundamental procurar a unidade de referência, nesse caso a ESF da Reta, passar pela consulta, fazer os exames e iniciar o tratamento se houver essa necessidade”, explicou Sheila aos pacientes.

Sheila conseguiu dar seu recado sobre o assunto utilizando palavras de fácil compreensão e ainda pôde interagir com os pacientes

Depois do compromisso, um momento de descontração das profissionais do setor de saúde que não perderam a chance de tirar uma selfie

Usuários, equipe de profissionais e a enfermeira palestrante se juntaram após o evento para a tradicional fotografia

Fotos: Secretaria de Saúde