Saúde de Macuco lança o projeto no Colégio José Carlos Boaretto
Estimular o aumento do acesso aos serviços de saúde e promover uma descentralização que facilite essa acessibilidade pelos usuários. Com esse pensamento, a Secretaria de Saúde de Macuco está lançando o projeto ‘Transforme uma Vida’, cujo sugestivo nome visa exatamente defender a vida fazendo com que as pessoas conheçam sintomas e características que possam indicar a presença de certas doenças.
Visando garantir a disseminação dessa ótima ideia, o lançamento do projeto não poderia ocorrer num espaço mais propício senão o ambiente escolar, até mesmo para que os estudantes funcionem como multiplicadores de ideias e informações. O primeiro passo foi dado na manhã de segunda-feira, dia 18, no Colégio Estadual José Carlos Boaretto, onde profissionais da saúde macuquense repassaram importantes detalhes.
Dentre as abordagens – que em encontros futuros poderão ser escolhidas pelos próprios estudantes e até pela comunidade – se destacaram temas como a necessidade de realização de testes rápidos para detecção de Sífilis, Hepatites B e C e HIV; aumento da oferta de exames preventivos periódicos; formas de evitar uma gravidez precoce e indesejada; e ampliação dos tratamentos para parceiros infectados. “Incentivar o autocuidado pode salvar uma vida”, expôs a enfermeira palestrante Verônica Golinelli.
Na presença do secretário Juninho da Saúde – que agradeceu à direção e alunos do educandário por atuarem como agentes multiplicadores –, da subsecretária Marlise Quintana e de Matheus Guimarães representando a comunidade macuquense, ainda vieram à tona assuntos como prevenção às drogas, tratamento psicológico para quem necessita de apoio no enfrentamento às doenças e planejamento familiar. “Vamos montar grupos de adolescentes com encontros periódicos para dar mais visibilidade a esses temas”, lembrou a enfermeira Verônica ao final do encontro.
Texto: Ricardo Vieira
Fotos: Rodrigo Cuco