Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Na última terça-feira, 7, o Auditório Francisco Dornelles, no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach (Macuco Rural Park) foi palco para a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Macuco, cujo tema principal foi 'Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro' e com a organização ficando sob responsabilidade da Secretaria de Saúde e Combate às Drogas.

Após a execução dos hinos Nacional e Municipal, com o coral Flor do Ipê, regido pelo maestro Marcelo Romeiro, no discurso de abertura o prefeito Félix Lengruber reafirmou que a saúde é prioridade em seu governo, como comprovam a construção do hospital, implantação do CAPS e SAMU, aumento na oferta de atendimentos e especialidades, regularização de cirurgias eletivas e queda da mortalidade infantil. Ao questionar as recentes mobilizações populares no país, ele lembrou que nenhuma defendia melhorias na qualidade da saúde. Félix ainda falou que o SUS (Sistema Único de Saúde) é a maior conquista do povo brasileiro e defendeu investimentos com profissionais do setor. "Valorizar efetivamente o setor de saúde e seus profissionais. Isso é investir na melhoria da qualidade de vida", declarou.

Quatro palestrantes foram convidados para a conferência. Durante suas explanações, as enfermeiras Kátia Bom e Irene França, o farmacêutico Felipe Robadey e o advogado Pauber Campanati repassaram informações precisas e expuseram suas opiniões sobre os temas que nortearam a 6ª Conferência de Saúde de Macuco. Em seguida, servidores da Secretaria de Saúde local fizeram uma série de apresentações sobre os trabalhos desenvolvidos em Macuco.

Logo depois das palestras, foram formados diversos grupos de trabalho para discutir os seguintes eixos temáticos: 'Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; 'Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS'; 'Participação Social'; 'Reformas Democráticas e Populares do Estado'; 'Financiamento do SUS e Relação Público-Privada'; 'Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde'; 'Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde'; e 'Ciência, Tecnologia e Inovação do SUS.

Para fechar o evento, os grupos de trabalho apresentaram suas conclusões e deixaram suas propostas. Na sequência, elegeram os delegados que representarão Macuco na 7ª Conferência Estadual de Saúde. Integraram a Mesa de Autoridades o secretário de Saúde, Rodrigo Romito e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Maturana. Também prestigiaram a conferência os secretários de Administração, Esporte e Geral de Governo, respectivamente Affonso Azevedo, Diogo Latini e Wildimar Faria, e a presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Fernanda Machado.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco