Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

 
 
 

Tarde de Capacitações marca a Semana da Enfermagem em Macuco  

São muitos os relatos da população macuquense certificando a qualidade dos atendimentos oferecidos pelos profissionais de saúde do município. Porém, a Secretaria de Saúde não se dá por satisfeita e continua investindo para aumentar ainda mais a excelência dos serviços prestados no cotidiano às comunidades, o que se confirma pela oferta constante de novos cursos e aprendizados para quem atua na área de saúde.

Com pós-graduação em Urgência e Emergência, Marília Nestor discorreu sobre ‘Saúde Mental na Enfermagem’

Nesse contexto, na última quarta-feira, dia 18 de maio, como parte integrante das comemorações pela Semana da Enfermagem, a novidade ficou por conta da Tarde de Capacitações, realizada para disponibilizar mais qualificação às equipes que atuam nas Estratégias de Saúde da Família, Centro de Saúde e Pronto Atendimento. Cada tema funcionou como reciclagem e atualização, algo considerado fundamental no segmento.

Rondinele Baraldi é perito em Educação Permanente em Saúde e falou sobre ‘Complicações da Hipertensão e Diabetes’

Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho, Dayane Cordeiro falou sobre ‘Suicídio’, apresentando dados atualizados e orientações acerca dos primeiros sinais. Já Viviane Ponce, especialista em Dermatoterapia, tratou do tema ‘Curativo’, ensinando táticas para a prevenção de feridas. Concluindo a primeira parte, Marília Nestor, que tem pós-graduação em Urgência e Emergência, discorreu sobre ‘Saúde Mental na Enfermagem’, ressaltando a importância do bem-estar psicológico na rotina de trabalho.

Especialista em Enfermagem do Trabalho, Dayane Cordeiro destacou um tema bastante atual: o ‘Suicídio’

Outra palestra interessante foi com Lívia Nery, expert em Saúde Pública e Meio Ambiente e pós-graduada em CTI Adulto e Neonatal, que abordou o tema ‘Edema Pulmonar’, listando procedimentos básicos e rotina de emergência. Profissional da Pediatria e Neonatologia, Micheli Werneck destacou ‘Acolhimento do Bebê, Amamentação e Aleitamento Materno’, enfatizando as preparações para a chegada dos recém-nascidos. Fechando o ciclo, Rondinele Baraldi, experiente em Educação Permanente em Saúde, palestrou sobre ‘Complicações da Hipertensão e Diabetes’.

Viviane Ponce é especialista em Dermatoterapia e deu dicas e técnicas sobre as experiências com ‘Curativo’

Diretor do Pronto Atendimento Municipal, João Batista Oliveira destacou a parte técnica das equipes e agradeceu pelo empenho de todos. Falando em nome da prefeita Michelle Bianchini, o secretário Juninho da Saúde enalteceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem, os parabenizou pela data e falou sobre as palestras. “Essa oferta da educação continuada significa equipes mais bem preparadas, profissionais de saúde em ascensão e qualidade de atendimento para nossa gente”, comentou.

A enfermeira Lívia Nery é atuante na área de Saúde Pública e Meio Ambiente, pós-graduada em CTI Adulto e Neonatal e tratou do tema ‘Edema Pulmonar’

Secretário Juninho da Saúde (à direita) falou ao lado de Ana Paula Corrêa, Rondinele Baraldi e João Batista Oliveira

Profissional da Pediatria e Neonatologia, Micheli Werneck destacou ‘Acolhimento do Bebê, Amamentação e Aleitamento Materno’

Outra que também falou aos presentes foi a enfermeira chefe responsável técnica do Pronto Atendimento, Ana Paula Corrêa

A qualidade dos equipamentos apresentados pela Secretaria de Saúde também tem sido um diferencial em Macuco

Texto: Ricardo Vieira

Fotos: Secretaria de Saúde