Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Ações em Unidades de Saúde marcam o Dia Mundial sem Tabaco

Faz tempo que Macuco também está na luta contra o nocivo hábito de fumar. Além de contar com o Programa Antitabagismo, coordenado pela profissional Marise Gama, que auxilia quem tem problemas para abandonar o cigarro, as equipes que atuam nas Estratégias de Saúde da Família também reforçam as orientações sobre o tema.

A Estratégia de Saúde da Reta também ofereceu informações sobre os males do cigarro com a enfermeira Tamiris Araújo

Na semana em que é lembrado o Dia Mundial sem Tabaco – cujas ações educativas acontecem sempre em 31 de maio –, para orientar melhor os usuários dos serviços e aumentar a disseminação das informações sobre os males do tabagismo, profissionais de saúde uniram o útil ao agradável, promovendo mini palestras e utilizando imagens e detalhes técnicos visando conscientizar a população macuquense.

Na Unidade de Saúde da Volta do Umbigo as lições sobre os malefícios do tabaco foram repassadas pela enfermeira Keila Gomes

Rápidas, incisivas e abrangentes, as lições mostraram que o cigarro (tabaco) mata mais de 8 milhões de pessoas por ano e que estudos científicos comprovam que os fumantes têm maior risco de desenvolver enfermidades graves, como câncer e doenças cardiovasculares, além de maior chance de morte por COVID-19. O trabalho ocorreu paralelamente nas três unidades da Estratégia de Saúde da Família, Barreira, Reta e Volta do Umbigo, com as enfermeiras Anna Carolina Lima, Tamiris Araújo e Keila Gomes.

Usuários dos serviços de saúde do bairro da Reta acompanhando as explicações da enfermeira sobre o tema

Enfermeira Anna Carolina descrevendo na ESF da Barreira todos os problemas que o mau hábito de fumar pode acarretar

Fotos: Assessoria de Imprensa