Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Macuco promove ação para captar novos doadores

Além de ser um ato nobre, externar amor e respeito ao próximo e significar a preservação da vida para muita gente, a doação regular de sangue também garante uma infinidade de tratamentos em hospitais públicos e privados de todo o país, beneficiando milhares de pacientes enfermos que necessitam periodicamente de transfusão sanguínea.

Pensando nisso, poder público e comunidade se uniram em Macuco, na terça-feira, 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, numa ação de cunho humanitário. Com a parceria efetiva da Secretaria de Saúde, o Grupo de Doadores Amigos da Anna – que homenageia uma moradora falecida precocemente com leucemia e hoje conta com cerca de 70 integrantes de Macuco, Cordeiro, Cantagalo, Euclidelândia e São Sebastião do Alto – idealizou um evento que pudesse garantir a captação de novos doadores de sangue.

Durante a pandemia os estoques de sangue dos hemocentros e o número de doadores diminuíram consideravelmente, daí a importância dessa excelente iniciativa, realizada no centro da cidade e que contou com os serviços de profissionais das Estratégias de Saúde da Família realizando aferição de pressão arterial e testes de glicemia. O sucesso foi comemorado pelos organizadores, já que ao final da ação foram cadastrados novos 40 doadores de sangue, número considerado excelente nesse momento.

A prefeita Michelle Bianchini participou do ato junto com o esposo e secretário de Governo João Vitor Pontes, destacando o trabalho bem alinhado entre doadores e Secretaria de Saúde e elogiando a atuação de Lisani Oliveira, Rose Vitorino e Paulo Roberto ‘Miquimba’, lideranças do Grupo Anna. “Quem doa sangue é parceiro da vida e isso faz toda a diferença para quem precisa”, declarou Michelle.

Fotos: Assessoria de Imprensa