Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Palestra orienta equipes sobre a ‘Varíola do Macaco’

Antecipando ensinamentos e orientações para que todas as Coordenações de Saúde estejam devidamente preparadas caso tenham que enfrentar o problema, a Secretaria de Saúde de Macuco promoveu na última sexta-feira, dia 19 de agosto, no Rural Park, uma palestra específica abordando um dos temas mais difundidos da atualidade e que tomou conta dos noticiários de saúde de todo o país: ‘Monkeypox’.

Direta e objetiva, a palestra contou com a presença de profissionais de saúde de diversos segmentos municipais

Popularmente conhecida como ‘Varíola dos Macacos’ – embora não haja sequer a suspeita de casos na região ou no município –, é importante os profissionais de saúde receberem aprendizado sobre a doença. Para isso, uma verdadeira aula foi oferecida pela médica Ive Gomes e enfermeira Ana Paula Corrêa, incluindo explicações e imagens sobre formas de prevenção, transmissão e como proceder diante do surgimento de casos.

Responsável técnica pelo PAM (Pronto Atendimento Municipal), a enfermeira Ana Paula também fez esclarecimentos

Trata-se de uma doença viral, cuja transmissão entre humanos ocorre principalmente no contato com lesões de pele das pessoas infectadas, abraços, beijos, relações sexuais e compartilhamento de objetos pessoais. A infecção causa erupções no rosto que depois se espalham pelo corpo e os principais sintomas são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, calafrios e fadiga. Representando a prefeita Michelle Bianchini, o secretário Juninho da Saúde ratificou o aporte da gestão para tratar o tema.

Representando a Gestão Municipal, o secretário Juninho da Saúde disse que o município atua com responsabilidade

Diretor do PAM, João Batista Oliveira também falou sobre a importância de oferecer ensinamentos aos profissionais de saúde