Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Estado promove capacitação para agentes de endemia em Macuco

Oferecer suporte profissional capacitado para dar mais segurança à população. Esse foi o propósito das secretarias Municipal e Estadual de Saúde ao unirem forças para minimizar situações preocupantes para moradores de algumas localidades em Macuco, mais particularmente da Reta, onde foi detectada a presença de ‘visitantes indesejados’.

A pedido da Secretaria de Saúde de Macuco, as equipes estadual e municipal se uniram para dar uma resposta à população

Na quinta-feira, 25 de agosto, com apoio da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz), uma equipe especializada da Secretaria de Estado de Saúde esteve em Macuco ministrando uma palestra com conteúdos teóricos e práticos visando capacitar os agentes de endemia do município no reconhecimento, busca ativa e captura de escorpiões.

Com o aprendizado obtido junto aos técnicos estaduais, os agentes macuquenses estão mais bem preparados

Segundo o secretário Juninho da Saúde, trata-se de uma resposta rápida e eficiente para tranquilizar os munícipes, além de capacitar os agentes abordando os temas ‘Educação Ambiental e Educação em Saúde’, notadamente os mais importantes para o efetivo combate a quaisquer vetores ou animais peçonhentos detectados nos bairros. Os técnicos alertaram sobre manejo ambiental, manutenção de quintais limpos e sem esconderijos para os escorpiões e com a presença de predadores como as galinhas.

Logo após acompanharem as explanações teóricas, os agentes viram na prática como realizar as buscas ativas e as capturas

Os palestrantes foram os técnicos do estado Roiobison Pinheiro e Claudemir Souza, além do veterinário doutorando da FIOCRUZ Lucas Keidel, que capacitaram os servidores Ivan Tostes, biólogo e coordenador da Vigilância Ambiental de Macuco; os agentes de endemia Cristiane Mattos, Tiago Coelho, José Carlos Aleixo, Bruno Guerra, Andréa Lopes; e o agente de saúde Sebastião Bonan.

Fotos: Secretaria de Saúde