Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

PREFAPS é a estratégia de financiamento da Atenção Primária

Implantado em 2019, o Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde, nomeado como PREFAPS, se configurou numa eficaz estratégia adotada pela Secretaria Estadual de Saúde para financiar a Atenção Primária, cujo enfoque se dá pelo ‘Componente Desempenho’, ferramenta de qualificação das ações desenvolvidas pelas equipes de Atenção Primária à Saúde, que ocorre através do monitoramento e avaliação de indicadores estratégicos, estes definidos anualmente.

Atentos aos indicadores, os profissionais de saúde de Macuco mais uma vez atuaram para que o município cumprisse sete das oito metas estabelecidas numa avaliação de desempenho que engloba o Primeiro Quadrimestre de 2022. Dentre as metas alcançadas – numa aferição que se refere à razão em relação à proporção – se destacaram: atendimentos médicos na Atenção Primária e estimativa da população coberta pela Estratégia de Saúde da Família (ESF); enfermagem na Atenção Primária; proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natais.

E não para por aí. Também estão incluídas nessa lista de aprovação – também  levando em conta razão e proporção – a cobertura do estado nutricional e a triagem neonatal no SUS (Sistema Único de Saúde); atendimentos individuais de médicos e enfermeiros aos adultos hipertensos e diabéticos. Além disso, o Projeto VIVA BEM, voltado à prevenção de hipertensão e diabetes, criado pela Secretaria de Saúde de Macuco e executado pelas ESFs, acompanha religiosamente esses pacientes, fornecendo insumos como aparelhos e fitas para verificação de glicose aos insulino dependentes.

“Nossas equipes exibem constantemente o comprometimento profissional e mais que isso, o respeito à qualidade de vida dos moradores".