Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Macuco enfatiza ‘Novembro Azul’ visando à prevenção

Notoriamente, é infinitamente maior a preocupação das mulheres com a manutenção da saúde e da qualidade de vida em relação aos homens. Isso pode ser confirmado pelas pesquisas que exibem os números femininos absolutamente superiores aos masculinos quando o tema diz respeito à procura por consultas médicas e exames especializados. Trocando em miúdos, as mulheres se cuidam mais que os homens.

Secretária de Saúde Ana Paula, prefeita Michelle Bianchini e secretário de Governo João Vitor com homens macuquenses que participaram da ação

Com a missão de mudar esse panorama e fazer com que os homens se atentem definitivamente para os cuidados periódicos com a qualidade de vida, a Secretaria de Saúde de Macuco realizou nesta terça-feira, dia 29, a ‘Campanha de Conscientização Novembro Azul’, cuja meta é ampliar a oferta de informações sobre a prevenção ao câncer de próstata, que quando é diagnosticado precocemente pode ser 100% curável.

Prefeita Michelle e secretário João Vitor elogiaram a organização e se confraternizaram com os profissionais de saúde

Direcionadas ao público masculino – especialmente pelas palestras específicas e oferta de encaminhamentos de exames de PSA –, as ações de saúde foram abrangentes e não se restringiram aos homens. Muitas mulheres de diversas idades aproveitaram para continuar cuidando da saúde, já que houve testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, aferição da pressão arterial e índices glicêmicos e atividades físicas. Os homens também ganharam de presente cortes gratuitos de cabelo, com a presença dos cabeleireiros Jessé e Kelvin, da Barbearia Gonçalves e Barbearia do Kelvin, respectivamente.

Secretária de Saúde de Macuco, Ana Paula Gonçalves falou sobre a importância da conscientização do público masculino

A prefeita Michelle Bianchini participou do evento ao lado do esposo e secretário de Governo João Vitor Pontes e da secretária de Saúde Ana Paula Gonçalves. Ela foi bastante incisiva em suas colocações. “Essa ação preventiva e que prioriza a conscientização confirma que a saúde de Macuco é exemplar. É fundamental estender essa mensagem mostrando a importância de abrir os olhos e o coração dos homens para que eles cuidem melhor de sua saúde e do bem precioso que é a vida”, disse a prefeita.

Voltada ao segmento masculino, a ação foi tão significativa a ponto de atrair também as mulheres macuquenses

Depois de externar sua gratidão à prefeita Michelle Bianchini, ao secretário de Governo João Vitor, à subsecretária de Saúde Marlise Quintana, à coordenadora das Estratégias de Saúde Mirela Daflon, às enfermeiras e agentes de saúde, Ana Paula Gonçalves resumiu os objetivos do evento. “Sensibilizar e conscientizar a população masculina quanto à prevenção contra o câncer de próstata, cujo Dia Mundial de Combate foi em 17 de novembro. O comprometimento de toda a sociedade pode salvar muitas vidas”, expôs a secretária de Saúde de Macuco.

Representaram a Câmara Municipal os vereadores Alberto Herdy, Andinho da Reta, Diogo Latini e Felipe Carvalho.

Muitos munícipes macuquenses compareceram e mostraram estar cientes da importância da campanha de prevenção

Demonstrando sua adesão à iniciativa, o secretário de Governo João Vitor Pontes aferiu os índices de glicemia no sangue

Vereadores Diogo Latini, Alberto Herdy, Andinho da Reta e Felipe Carvalho com a prefeita Michelle Bianchini e o secretário João Vitor Pontes

Integrantes do Grupo da Terceira Idade Flor de Ipê aproveitaram as atividades físicas durante o evento