Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Secretaria de Saúde disponibiliza Kits de HGT para pacientes

Dedicada à manutenção da correta e periódica assistência aos pacientes insulinodependentes – aqueles com diabetes tipo 1, cuja produção de insulina pelo pâncreas é insuficiente, redundando na dependência de injeções diárias para manter a glicose do sangue em valores normais – a Secretaria de Saúde de Macuco tem tratado o tema como prioridade e ofertado dignidade a todos os portadores dessa enfermidade.

Paciente macuquense contemplado com o kit entre a secretária de Saúde Ana Paula Gonçalves e a enfermeira Verônica Golinelli

Mantendo as orientações da prefeita Michelle Bianchini – que faz questão de que a saúde seja cada vez mais humanizada no município –, na última quinta-feira, dia 8 de dezembro, a secretária de Saúde Ana Paula Gonçalves liderou uma ação marcada pela entrega de dezenas de kits contendo aparelhos de HGT (equipamentos chamados tecnicamente de glicosímetros, que medem os níveis de glicose no sangue) acompanhados de fitas e insulina para atender aos pacientes insulinodependentes.

O coordenador do Posto de Saúde Edivando de Oliveira exibe um dos kits durante a palestra ministrada pela endocrinologista Giselly Barcelos

Segundo Ana Paula, essa iniciativa irá proporcionar a eles a oportunidade de verificar constantemente, no conforto de suas residências, os níveis de glicose no sangue, abrindo a possibilidade de buscar auxílio médico caso haja necessidade. “Não posso deixar de agradecer à doutora Giselly Barcelos Eccard, excelente endocrinologista que nos ministrou uma palestra esclarecedora sobre o diabetes, tirando dúvidas e repassando orientações”, relatou a secretária de Saúde de Macuco.

Profissionais de saúde de Macuco em ação durante o evento de entrega dos kits aos insulinodependentes

Também foram fundamentais para o desenvolvimento da ação os profissionais de saúde Edivando de Oliveira, coordenador do Posto de Saúde; Verônica Golinelli e Diana Barda, enfermeiras; e Geziani Gomes, Marcelly Videira e Mariana Biscácio, farmacêuticas. Também marcou presença o vereador Andinho da Reta.

Enquanto aguardavam a entrega dos kits, os pacientes contemplados puderam acompanhar uma esclarecedora palestra

Observada pela secretária Ana Paula (à direita) e demais profissionais de saúde, a médica Giselly Barcelos fala aos pacientes