Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Curso de Primeiros Socorros confirma união entre os profissionais

Desde o início de sua gestão, a prefeita Michelle Bianchini já havia deixado claro que uma de suas bandeiras de atuação seria garantir que o bom entrosamento entre os integrantes de sua equipe fosse constante e que, aliando a isso um atendimento humanizado e decente, as ações se convertessem numa maior satisfação dos munícipes.

Secretária de Saúde Ana Paula Gonçalves, chefe de Enfermagem Rondinele Baraldi e secretária de Educação Claudia Vogas

No que depender da excelente relação entre os profissionais das secretarias de Educação e Saúde, essa intenção da prefeita será cumprida à risca, como ficou claro na segunda-feira, dia 12 de dezembro, quando esse entrosamento propiciou o Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Primeiros Socorros no Ambiente Escolar, cujas palestras foram ministradas no Auditório Francisco Dornelles, no Macuco Rural Park.

Voluntários serviram como modelos para que os ensinamentos pudessem apresentar todo o realismo das situações emergenciais

Satisfeita com os ensinamentos repassados pelos profissionais de saúde às diretoras, professoras e pessoal de apoio dos educandários, a secretária de Educação agradeceu à secretária de Saúde Ana Paula Gonçalves dizendo que o aprendizado agrega conhecimentos para enfrentar situações adversas. “São lições proveitosas. Obter noções de primeiros socorros significa a chance de salvar uma vida, porque emergências ocorrem em qualquer local, inclusive no ambiente escolar”, comentou Claudia Vogas.

Noções da Manobra de Heimlich, técnica utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por pedaço de comida ou corpo estranho nas vias respiratórias

Vale destacar a atuação das enfermeiras Livia Nery Rodrigues e Sheila Maria Monteiro, e do chefe geral de Enfermagem Rondinele Baraldi, que ministraram as palestras de forma didática, interagindo com os cursistas e esclarecendo as dúvidas.

Orientados pelos profissionais de saúde, integrantes das equipes educacionais interagiram para conhecer melhor as manobras de primeiros socorros

Uma boneca também foi utilizada nas simulações em que eram previstas situações de emergência com crianças muito pequenas

Secretária de Saúde Ana Paula em ação durante a exposição de vídeos e slides específicos sobre primeiros socorros

Na plateia do auditório os profissionais que atuam nos educandários acompanharam atentamente todas as lições