Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Vigilância Ambiental capacita profissionais para o combate

O Aedes Aegypti e outros mosquitos vetores que se cuidem! No que depender da boa vontade, aplicação e comprometimento dos profissionais da Secretaria de Saúde de Macuco, os transmissores de doenças como Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela não terão vida fácil para por seus ovos, se propagar, tampouco assustar a comunidade, já que a Vigilância Ambiental está se preparando para enfrentá-los.

Profissionais da Vigilância Ambiental dos municípios serranos acompanhando o curso de capacitação

Para atender à intensa demanda desse período do ano, quando em virtude das chuvas aumenta a incidência desses vetores, entre os dias 05 e 16 de dezembro dezenas de técnicos do setor nos municípios serranos receberam capacitação específica da Secretaria de Estado de Saúde. Além de Macuco, Cordeiro, Cantagalo, Trajano de Morais e São Sebastião do Alto também acompanharam as lições da correta utilização de inseticidas e manuseio adequado dos equipamentos para o combate os vetores.

Agentes da Vigilância Ambiental de Macuco participaram do curso de capacitação e estão aptos ao combate dos mosquitos vetores

Embora estejam se preparando para o enfrentamento ao receber previamente o aprendizado, os técnicos da Vigilância Ambiental alertam a população sobre a indispensável colaboração de todos, pois seguindo aquele velho slogan ‘10 Minutos Salvam Vidas’, os moradores realizam ações de extrema importância vistoriando suas residências e se certificando de que não haja água parada, local propício para que as fêmeas depositem seus ovos e garantam a procriação.

Durante o aprendizado também houve ensinamentos práticos que serão de suma importância para que os técnicos combatam os vetores

“O ideal seria vistoriar os quintais das casas e evitar que o mosquito se crie. Só assim a sociedade colabora diretamente para o combate dos mosquitos vetores da Dengue e de outras arbiviroses também. Façamos nossa parte”, conclama Ivan Tostes, biólogo e coordenador da Vigilância Ambiental em Macuco.