Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Prefeitos e secretários abordam temas da saúde regional

O Auditório Francisco Dornelles, no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach (Rural Park), foi palco, nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, da reunião entre os integrantes do CIS-SERRA (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana), que congrega os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Sumidouro, Santa Maria Madalena, Petrópolis, Teresópolis e Trajano de Moraes.

Antes da formação da Mesa de Prefeitos, Michelle Bianchini e o esposo e secretário de Governo João Vitor analisam a pauta do encontro

Reunindo uma série de prefeitos e secretários de Saúde, a Assembleia Ordinária do CIS-SERRA – cujo atual presidente é Rubens Bomtempo, prefeito de Petrópolis – colocou em pauta a apreciação da última reunião. Logo após, já entrando nas questões pactuais, as autoridades se debruçaram sobre temas como cronograma das assembleias; credenciamento e compras compartilhadas de medicamentos judiciais; e debateram ‘O Papel dos Consórcios Públicos de Saúde e a Consolidação da Regionalização no SUS.

Aberta e democrática, a Assembleia do CIS-SERRA abriu espaço para que todos os prefeitos presentes expusessem seus pontos de vista

Integrando a Mesa Diretiva, ao ser convidada a fazer uso da palavra, a anfitriã do encontro, prefeita Michelle Bianchini, foi enfática em suas declarações e falou com firmeza e orgulho sobre a conclusão das obras físicas do Hospital de Macuco. Embora tenha dito não prometer uma data específica, ela disse estar se desdobrando, juntamente com o esposo e secretário de Governo e Gestão de Macuco, João Vitor Pontes, para colocar a instituição de saúde em funcionamento o mais breve possível.

Atentos à importância dos debates de saúde, representantes dos poderes Executivo e Legislativo demonstraram entrosamento

“O fato é que em apenas nove meses de gestão conseguimos finalizar as obras do Programa Somando Forças, do Governo do Estado. Não foi fácil. Ao contrário, foram muitas lutas, com garra e determinação, participando de reuniões com empreiteiros e representantes estaduais e tendo de enfrentar muitas viagens à capital para encontrarmos soluções cabíveis. Hoje, enfim, posso afirmar que uma mulher prefeita conseguiu essa vitória importante para todos”, declarou Michelle Bianchini.

Plateia formada de autoridades e profissionais de saúde acompanham o desenrolar do encontro do Consórcio Regional de Saúde

Também participaram do encontro os prefeitos Paulo Barros (Bom Jardim); Rafael Miranda (Cachoeiras de Macacu); Sérgio Soares (Carmo); Leonan Melhorance (Cordeiro), ao lado do vice Elvis Mutti; Johnny Maycon (Nova Friburgo); e a vice-prefeita Mariana da Rocha (Guapimirim). Entre os secretários de Saúde, marcaram presença Weliton Pires (Bom Jardim); Fabíola Gouvea (Carmo); Marcos Delfaro (Cordeiro); Natalício Correia (Guapimirim); Ana Paula Gonçalves (Macuco); e Marcus Curvello (Petrópolis). Além deles, também participaram o secretário de Governo de Macuco, João Vitor Pontes, acompanhado de outros secretários; o presidente da Câmara de Macuco, Marcelo Mansur, com os vereadores Carlos Alberto Tico-Tico, Diogo Latini e Felipe Carvalho; os vereadores de Cordeiro Pablo Sergio Freitas e de Carmo Leonardo Huguenin; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Macuco, Rivaldo Bada; além de representantes de Sumidouro e Trajano de Moraes.

Os secretários João Vitor Pontes (Governo e Gestão) e Ana Paula Gonçalves (Saúde) se mostraram integrados com as questões de saúde de Macuco

É total o entrosamento profissional entre a secretária de Saúde Ana Paula Gonçalves e o presidente do Conselho Municipal de Saúde Rivaldo Bada

Fotos: Rodrigo Cuco