Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Município foi um dos dez escolhidos pela Secretaria Estadual de Saúde

O planejamento das ações de saúde executado com responsabilidade, profissionalismo e organização tem sido a chave do sucesso para privilegiar os pequenos municípios fluminenses. Geralmente isso propicia novas parcerias para garantir avanços fundamentais no setor e melhorar sensivelmente a qualidade de vida da população.

Integrantes da Secretaria Estadual de Saúde abordaram o tema, a importância de se combater os vetores e prevenir o surgimento de casos das doenças

Isso se confirma pela recente indicação de Macuco para atuar conjuntamente com a Secretaria de Estado de Saúde numa iniciativa promissora. O município é um dos dez escolhidos em todo o território estadual para testar uma metodologia de controle de vetores através das ovitrampas, armadilhas que funcionam como uma ferramenta de monitoramento dos mosquitos vetores da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Selfie da secretária Ana Paula e coordenador Ivan momentos antes do início da reunião no Rio de Janeiro

Dizendo-se orgulhosa pela escolha e empolgada com a indicação, a secretária de Saúde Ana Paula Gonçalves compareceu ao Rio de Janeiro – na quinta-feira, dia 16, juntamente com o coordenador da Vigilância Municipal Ivan Tostes – para uma reunião com a equipe da Secretaria Estadual de Saúde. “Macuco foi escolhido porque já temos uma certa experiência no uso dessa ferramenta e pela capacidade técnica de realizarmos o projeto”, confirmou Ana Paula após o encontro com os técnicos na capital.

As ovitrampas são feitas num vaso de planta preto, preenchido com água parada e que simula o ambiente perfeito para a procriação do inseto

Para aqueles que ainda não conhecem, as ovitrampas consistem num vaso de planta preto, preenchido com água parada onde é adicionada uma substância atrativa para o mosquito, simulando o ambiente perfeito para a procriação do inseto. Dentro do recipiente há uma palheta de madeira que facilita às fêmeas do mosquito Aedes Aegypti a postura dos ovos. “É gratificante obtermos esse reconhecimento”, emendou Ana Paula.

Fotos: Assessoria de Imprensa