Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Vigilância Ambiental convoca munícipes a lutar contra a doença

Geralmente, após o verão e, consequentemente, o fim dos ciclos das chuvas, crescem assustadoramente os números de casos de Dengue, algo que em Macuco tem acontecido com a mesma intensidade. Visando evitar que aumente ainda mais a incidência da doença e suas vertentes entre os munícipes, a Secretaria de Saúde trabalha para suavizar a situação, mas, para isso, precisa da colaboração de toda a população.

Quintais e terrenos precisam obrigatoriamente ser limpos para evitar que haja espaço para a procriação dos mosquitos

E como isso pode ser feito pelos moradores? Mantendo quintais e terrenos sempre limpos; eliminando possíveis focos de água parada onde o mosquito transmissor possa se reproduzir; e, principalmente, compartilhando essas informações com parentes, vizinhos e amigos para que todos estejam cientes de que a luta contra o Aedes Aegypti é compromisso da toda a sociedade e deve ser levada muito a sério no dia a dia.

O trabalho dos agentes tem sido fundamental, mas de nada vale se não houver a participação efetiva da população

Além disso, caso haja qualquer suspeita de sintomas de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, o mais correto é procurar imediatamente a Unidade de Saúde de referência para que seja providenciado o tratamento e as ações de bloqueio do inseto. “É importante reforçar que a contenção dos criadouros ainda é a melhor forma de controlar essas doenças e outras associadas ao vetor. A participação da população é fundamental e nós contamos com isso”, revela o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde de Macuco, o agente de Endemias Ivan Tostes.

Evitando os focos, a comunidade também minimiza a necessidade de utilização de produtos no combate ao inseto

Fotos: Secretaria de Saúde