Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Fumante há mais de 50 anos, macuquense enfim abandona o cigarro

Com uma linguagem absolutamente humanizada, um diálogo franco, sincero e receptivo, atitudes compreensivas e acolhedoras, a enfermeira Anna Carolina Lima vai realizando um trabalho de suma importância para que os macuquenses que têm o hábito do cigarro possam receber o auxílio necessário e ganhar confiança para se libertar desse mal que traz tanto prejuízo à saúde e vem sendo tratado cada vez com mais seriedade.

Recentemente, uma vitória pessoal comprovou o quanto é essencial se atentar para esse problema que há tempos vem se transformando numa dor de cabeça constante quando se trata de saúde pública. Através da frequência periódica aos encontros promovidos pelo Programa de Controle do Tabagismo em Macuco – de responsabilidade da enfermeira Anna Carolina –, a paciente macuquense Marlene conseguiu se libertar do cigarro após 50 anos ininterruptos como fumante, algo muito festejado pelos frequentadores do grupo, que se mantêm firmes em busca da mesma conquista.

No embalo dessa ótima notícia, a coordenadora do projeto aproveita para convidar os macuquenses que precisam parar de fumar e desejam saber como fazê-lo, que mantenham contato com suas Estratégias de Saúde da Família, deixando nome e telefone de contato na unidade de referência ou no Centro de Saúde para que sejam incluídos na programação. “Garanto que as sessões ajudarão bastante”, confirma Anna Carolina, acrescentando que a Secretaria de Saúde á a idealizadora do projeto.