Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Trabalho é fundamental e integra o Programa de Saúde nas Escolas

Trabalhar as questões da higiene bucal no ambiente escolar é algo que tem merecido prioridade no desenvolvimento do Programa de Saúde nas Escolas em Macuco, algo que tem integrado as secretarias de Saúde e Educação, cujos profissionais mantêm um entrosamento excepcional, que volta e meia recebe elogios da própria prefeita Michelle Bianchini, defensora da humanização dos atendimentos no município.

Estudantes, professora e equipe de odontologia comprovando que a integração entre Educação e Saúde ocorre sempre em Macuco

Mais uma etapa fundamental do programa foi desenvolvida esta semana pelas profissionais da área de odontologia, dessa feita na Escola Municipal David Coelho dos Santos, que recebeu de braços abertos a cirurgiã dentista Shirle Campos e as auxiliares de saúde bucal Dilceia Cuco e Simone Chevrand. Juntas, elas orientaram os alunos sobre as formas corretas de escovação e ainda realizaram a aplicação tópica de flúor.

Garotada exibe as escovas mostrando que os ensinamentos da dentista e suas auxiliares de saúde bucal também foram prazerosos

E não parou por aí. Aproveitando a ação, elas conversaram de forma lúdica com a garotada visando à conscientização sobre a real importância da manutenção de uma correta e periódica higiene bucal e explicaram o porquê do flúor ser um elemento químico tão importante nesse contexto, já que é através dele que é possível evitar a perda de minerais nos dentes, além de também impedir o desgaste causado pelas bactérias formadoras da cárie e substâncias ácidas presentes na alimentação diária.

O local popularmente denominado de ‘escovódromo’ ficou repleto de estudantes durante as orientações sobre higiene bucal

“Essa ação nas escolas é sinônimo da boa saúde bucal. Até porque, nossa missão é orientar para evitar as chamadas desordens orais e também a relação com má nutrição, infecções e erupções dentárias tardias, entre outras coisas, que representam um efeito negativo na vida de jovens em idade escolar”, esclarece a doutora Shirle Campos.

A dentista e sua auxiliar com uma das sorridentes crianças atendidas na visitação à Escola David Coelho

A doutora Shirle Campos pôs a ‘mão na massa’ e mostrou aos baixinhos como deve ser a escovação diária

Mais um dos meninos que passaram pelo aprendizado com a equipe de odontologia que integra o Programa de Saúde nas Escolas

As crianças receberam atenção especial da dentista para conhecer melhor os detalhes da escovação correta no dia a dia