Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Após o bem sucedido trabalho desenvolvido durante a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite – em que Macuco se posicionou entre os 18 municípios fluminenses mais bem colocados no que se refere ao cumprimento da meta de 95% de alcance da vacina pré-estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), conseguindo vacinar 103,71%, ou seja, ultrapassando os índices preconizados pelo Governo Federal – a Secretaria de Saúde local confirma que, agora por determinação estadual, a campanha foi prorrogada até o próximo dia 04 de setembro, oportunizando aos que ainda não imunizaram suas crianças que o façam.

Enquanto concluem um trabalho, os profissionais de saúde macuquenses iniciam outro. A partir dessa semana, as atenções estarão voltadas para a vacinação contra o HPV, que previne a transmissão do vírus causador do câncer do colo do útero, contraído por relações sexuais, contato direto com peles ou mucosas infectadas e no momento do parto. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege em até 98,8% contra quatro subtipos do HPV, sendo que dois deles são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o surgimento de 15.590 novos casos desse tipo de câncer e aproximadamente 4 800 óbitos apenas neste ano. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV não substitui a necessidade de exames ginecológicos preventivos e o uso de camisinha durante a relação sexual.

Seguindo a agenda também proposta pelo Ministério da Saúde, a segunda etapa da campanha contra o vírus HPV teve início no dia 01 de setembro em Macuco, dando continuidade à vacinação para meninas com idade entre 9 e 11 anos, com a administração das segundas doses de vacina em meninas que tomaram a primeira dose a partir de março desse ano. "Também iremos resgatar as meninas que ainda não tomaram a primeira dose e as segundas doses das etapas anteriores. A vacinação contra HPV é de suma importância na prevenção do câncer do colo de útero e sua filha não deve ficar de fora. Meninas de 12 a 13 anos que ainda não foram vacinadas também devem procurar o Centro Municipal de Saúde para receber a vacina. É fundamental lembrar que a proteção só acontece com a segunda dose", esclarece a enfermeira Marlise Cerbino Juliano, coordenadora de Imunização.

Mais informações sobre a vacinação contra o HPV podem ser obtidas nos quatro postos que atendem à população da cidade: Centro Municipal de Saúde, no centro da cidade; Estratégias de Saúde da Família da Reta e da Volta do Umbigo; e Posto de Saúde da Barreira.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco