Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Coordenação de Odontologia lidera trabalho na Escola Sylvia Bath Rosas

Tem sido bastante eficaz o trabalho da Secretaria de Saúde de Macuco no que tange à Coordenação de Odontologia, que tem à frente a atuante dentista Shirle Falces. No mês de junho, esse trabalho ganhou corpo na Escola Sylvia Bittencourt Bath Rosas, que recebeu uma importante ação de prevenção da cárie dentária, incluindo a promoção de palestras e atividades educativas para os alunos com o objetivo de conscientizá-los sobre como cuidar da saúde bucal e ensiná-los as práticas de higiene adequadas.

Marluce Lessa em ação numa das palestras ilustrando o tema saúde bucal para os alunos da Escola Sylvia Bath Rosas

Durante as palestras, ministradas pela equipe odontológica composta pelas profissionais Marluce Lessa, Dilcéia Boquimpani e Simony Latini, os alunos receberam informações essenciais sobre a cárie dentária, acompanharam temas sobre prevenção, tratamento necessário, alimentos causadores das cáries e opções mais saudáveis para a saúde bucal. Além disso, modelos odontológicos foram utilizados demonstrando a cavidade oral e os cuidados com a higiene bucal para o bem-estar do corpo.

Garotada de uma das turmas atendidas exibindo o Kit de Higiene Bucal oferecido pela Coordenação de Odontologia de Macuco

Num segundo momento, os alunos aprenderam a manter a correta higiene bucal realizando o uso adequado da escova, creme e fio dentais. A equipe odontológica ensinou os movimentos corretos da escova para limpar as superfícies dos dentes e da língua, bem como o uso apropriado do fio dental. Também foi ressaltada a importância de realizar a higiene oral nos momentos apropriados e de ensinar as práticas corretas aos familiares.

Nada melhor que uma aula prática bem orientada sobre a correta escovação para garantir a qualidade da saúde bucal

A fase subsequente da ação incluiu uma demonstração prática da cárie dentária. Os alunos formaram duplas, permitindo que cada um examinasse a boca do colega, com as profissionais orientando as duplas formadas quanto a diferença entre um dente cariado e um bem cuidado, ressaltando a importância de escovar a língua devido à sua superfície rugosa, propensa à aderência de alimentos. A escovação dental supervisionada e a fluoretação também foram realizadas, contribuindo para a prevenção da cárie dentária.

Mais uma das turminhas mostrando ao lado da profissional Marluce Lessa o kit que ganhou durante as ações educativas

Totalmente preventivo, o trabalho educativo na Escola Bath Rosas obteve como resultado o fortalecimento da conscientização sobre a importância da saúde bucal entre os alunos. Com o conhecimento adquirido, espera-se que eles possam adotar práticas de higiene bucal adequadas e compartilhar essas informações valiosas com suas famílias, contribuindo assim para uma comunidade mais saudável e sorridente.

Não faltou empolgação aos pequenos estudantes, que passarão a ser disseminadores das orientações sobre higiene bucal

A interatividade entre profissionais de saúde e estudantes foi total graças à parceria entre as secretarias de Saúde e Educação