Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Evento histórico reuniu mais de seis mil pessoas em Brasília

A 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre 2 e 5 de julho, entrou para a história do país como um evento relevante para o segmento de saúde. A conferência contou com a presença ilustre do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, além de centenas de secretários e profissionais de saúde de todas as regiões do território nacional.

O recinto que abrigou a Conferência Nacional de Saúde superlotou com a presença do presidente da República e da ministra da Saúde

Com o tema central ‘Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia!’, o evento reuniu aproximadamente seis mil pessoas em Brasília, entre representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações. Durante os quatro dias de conferência, foram discutidas questões essenciais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população brasileira.

Durante todos os dias da conferência, Macuco foi bastante participativo com a secretária de Saúde Ana Paula Gonçalves e o presidente do Conselho Rivaldo Bada

Dentre os presentes, estiveram a secretária de Saúde de Macuco, enfermeira Ana Paula Gonçalves, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rivaldo Bada, ambos representantes da Gestão Municipal Macuquense. Como delegados, eles participaram das votações e contribuíram com ideias para aprimorar o SUS, destacando a importância da democracia na construção de um SUS mais equitativo. A participação de Macuco evidencia o comprometimento com o bem-estar da população, além de uma representação efetiva das necessidades e desafios enfrentados pela comunidade macuquense, garantindo que as demandas fossem ouvidas e consideradas.

Representando praticamente todos os municípios brasileiros, cerca de seis mil pessoas acompanharam os quatro dias da conferência

Os resultados obtidos durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde terão um impacto significativo no planejamento da União para os próximos anos. As propostas e deliberações feitas durante o evento servirão como subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e do Plano Plurianual de 2024-2027. Com base nessas diretrizes, o Governo Federal poderá direcionar recursos e políticas públicas de forma mais eficiente, visando à melhoria do SUS e à promoção da saúde no país.

Entusiasta das vacinas, num dos momentos de intervalo da conferência a secretária Ana Paula posou com a imagem do mascote ‘Zé Gotinha’

“A Conferência Nacional de Saúde foi um marco, reforçando a participação social na construção de um sistema de saúde justo e igualitário. Além disso, estados e municípios demonstraram compromisso coletivo em buscar soluções para os desafios enfrentados pelo setor e para garantir o acesso universal e equânime aos serviços de saúde. Vamos continuar trabalhando para proporcionar uma saúde de qualidade para todos os brasileiros e, consequentemente, para Macuco”, colocou Ana Paula Gonçalves.

Figura marcante das lutas sociais macuquenses e presidente do Conselho de Saúde, Rivaldo Bada esteve ao lado da secretária Ana Paula durante a conferência