Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Ação é apontada como fundamental para a chegada tranquila dos bebês

No dia 13 de julho, o Centro de Saúde de Macuco sediou mais uma edição da Oficina de Gestantes, reunindo grávidas e familiares num ambiente acolhedor e propício ao compartilhamento de experiências e informações cruciais para garantir uma recepção tranquila na chegada dos bebês. O encontro, que ocorre a cada dois meses e é chancelado pela Secretaria de Saúde, é direcionado às gestantes que estão em acompanhamento pré-natal e se encontram no terceiro trimestre de gestação.

Com sua experiência profissional, a enfermeira Micheli Werneck orienta futuras mamães e familiares sobre manobras de desengasgo

A enfermeira Micheli Werneck, consultora em amamentação e cuidados com o bebê, desempenhou papel fundamental na oficina, compartilhando orientações sobre os sinais de trabalho de parto, cuidados necessários com o recém-nascido, importância da amamentação e até mesmo a manobra de desengasgo do bebê. Com seu conhecimento técnico e sua experiência profissional, Micheli contribuiu para o fortalecimento do vínculo entre as gestantes e a promoção de uma maternidade mais consciente e segura.

Os movimentos com uma boneca modelo simulam as intervenções necessárias caso haja a necessidade de socorrer o bebê

A Oficina de Gestantes é valiosa, um espaço de apoio mútuo e aprendizado para as futuras mamães e familiares. Além de receber informações relevantes, as participantes trocam suas vivências, tiram dúvidas e estabelecem laços de amizade com outras gestantes. Com a realização periódica, a Secretaria de Saúde de Macuco evidencia o desejo da prefeita Michelle Bianchini em oferecer assistência diferenciada e humanizada às gestantes, auxiliando-as na preparação para a chegada de seus bebês e proporcionando um início de vida saudável e acolhedor para os recém-nascidos.

A interação com as familiares das gestantes é uma forma de reforçar as informações úteis para as futuras mamães

Imagem mostra a familiar de uma das gestantes praticando na boneca modelo uma das manobras ensinadas

O grande retorno da Secretaria de Saúde é observar as gestantes acompanhando atentamente todas as explicações

Fotos: Secretaria de Saúde