Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Estratégias de Saúde da Família recebem elogios dos macuquenses

A exemplo dos bons serviços realizados nas demais unidades de atendimento dos bairros macuquenses, graças às dedicadas profissionais do setor, a ESF da Barreira (Estratégia de Saúde da Família) adotou uma iniciativa visando colocar em dia a imunização dos moradores. Segundo a enfermeira Anna Carolina Lima, duas vezes anualmente, de seis em seis meses, acontecem visitações às residências para promover uma vistoria dos cartões de vacina.

Pequena moradora observa a enfermeira Anna Carolina enquanto ela analisa o cartão de vacina numa das residências

O objetivo é identificar possíveis lacunas na imunização e promover a atualização das doses necessárias, especialmente levando em conta aqueles que, por diversos motivos, ainda não puderam comparecer aos postos de saúde. Assim, a ESF da Barreira faz a verificação diretamente nos lares dos cidadãos e também nos educandários do município. Durante as visitas, são conferidos os registros de imunização e esclarecidas dúvidas. Caso haja a necessidade de complementar o esquema vacinal, os agendamentos são realizados.

As crianças são os principais beneficiados pela iniciativa, que garante uma observação feita duas vezes ao ano nos cartões de vacinação

“Essa ação da Estratégia de Saúde da Família conta com resposta positiva por parte dos moradores, que elogiaram a iniciativa, que também proporciona comodidade e maior acesso às informações sobre a vacinação, contribuindo para a conscientização e a prevenção de doenças”, exemplifica a enfermeira da unidade.

Enfermeira numa das visitações feitas às residências para vistoriar os cartões de vacina e conferir o esquema vacinal

Fotos: Secretaria de Saúde