Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Ação da Secretaria de Saúde expõe os cuidados com o futuro das crianças

Esse mês carrega consigo a insígnia de ‘Agosto Dourado’ porque é totalmente dedicado a trabalhar ações de incentivo ao aleitamento materno, uma prática essencial ao desenvolvimento saudável e completo das crianças. Em sintonia com essa causa, a Secretaria de Saúde de Macuco promoveu nesta quinta-feira, dia 10, um evento especial no Centro de Saúde, reforçando a relevância do aleitamento e repassando informações valiosas às gestantes e mães macuquenses.

Palestra com a obstetra Andréia Gentil foi acompanhada pelas gestantes, mamães e profissionais de saúde nesta quinta-feira, dia 10

Num ato de receptividade, o Centro de Saúde de Macuco abriu suas portas para receber gestantes, mães e profissionais de saúde, oferecendo um substancioso café da manhã. O evento reuniu a obstetra Andréia Gentil e as enfermeiras Michele Werneck e Diana Lutterbach em torno de uma objetiva abordagem promocional ao diálogo sobre a importância da amamentação e o compartilhamento de conhecimentos essenciais para garantir um início de vida saudável aos recém-nascidos.

Ao lado da prefeita Michelle Bianchini, a secretária de Saúde Ana Paula Gonçalves também deixou sua mensagem às participantes do encontro

A doutora Andréia Gentil, mostrando comprometimento com a saúde materna e infantil, destacou os benefícios do aleitamento materno. “É um alimento completo e balanceado, capaz de fornecer todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Além disso, o ato de amamentar fortalece o vínculo entre mães e filhos, contribuindo para uma relação saudável e afetiva", enfatizou a obstetra.

Bate-papo descontraído e contendo informações essenciais foi a tônica da palestra da médica Andréia Gentil

Durante a roda de conversa, as enfermeiras Michele Werneck e Diana Lutterbach compartilharam orientações práticas sobre como amamentar de maneira confortável e eficaz, tratando de tópicos como a pega correta, a importância da posição adequada e a superação de eventuais desafios que surjam durante o processo de amamentação. A troca de experiências e dicas proporcionou um ambiente acolhedor e enriquecedor.

Imagem mostra o empenho das duas enfermeiras, secretária Ana Paula e Michele Werneck, em repassar as informações às convidadas

Incentivadora da ação, a prefeita Michelle Bianchini participou ativamente do bate-papo ao lado da secretária de Saúde, enfermeira Ana Paula Gonçalves. Conforme a prefeita, essa iniciativa reflete o compromisso em promover a saúde materna e infantil. “Acompanho os esforços das equipes e sei que não se limitam ao ‘Agosto Dourado’. Todos estão constantemente empenhados em oferecer suporte e informações às gestantes e mães, garantindo às crianças a oportunidade de um início de vida saudável e feliz”, ressaltou Michelle Bianchini, tendo a declaração avalizada pela secretária Ana Paula.

Mostrando seu entusiasmo com o evento informativo e incentivador do aleitamento materno, a prefeita Michelle Bianchini participou ativamente

Conversa de trabalho nos bastidores entre a secretária de Saúde, enfermeira Ana Paula Gonçalves, e a prefeita de Macuco, Michelle Bianchini

Material didático e informativo utilizado, além de brindes repassados às gestantes e mamães participantes do encontro no Centro de Saúde

Prefeita Michelle Bianchini concedendo uma entrevista ao repórter de uma das emissoras de TV que atuam no município