Mais um trabalho idealizado pelo Conselho Municipal Antidrogas de Macuco (COMAD) aponta os caminhos a serem seguidos para defender a dignidade humana, auxiliar as famílias e encontrar formas mais humanizadas para promover a abordagem aos usuários e dependentes químicos em drogas psicoativas e álcool.
Numa parceria com a SEPREDEQ-RJ (Secretaria de Estado de Prevenção à Dependência Química), foi realizado, na quarta-feira da semana passada, 2 de setembro, um curso de capacitação para tratar exatamente de temas como 'As diferentes formas de consumo e dependências de substâncias psicoativas' e 'Como abordar usuários'.
Viabilizado para técnicos das áreas de Saúde e Assistência Social, participaram do curso representantes de Macuco, Cordeiro, Cantagalo e Carmo, que receberam orientações sobre serviços voltados a este público no SUS (Sistema Único de Saúde) e SUAS (Sistema Único da Assistência Social). Os cursistas interagiram com os palestrantes e trocaram ideias sobre experiências e novas técnicas de atendimento.
O curso foi ministrado pela assistente social Anne Bartholomeu e pelo psicólogo Carlos Castro, ambos técnicos da SEPREDEQ, que têm atendido de forma diferenciada às demandas de Macuco e região, seguindo determinações do secretário Felipe Pereira, que segundo a presidente do COMAD, Fernanda Machado, sempre se mostrou solícito e parceiro das causas interioranas.
Foram capacitados 52 profissionais, entre agentes de saúde e endemia, enfermeiros, recepcionistas de PSF's e Postos de Saúde, fiscais sanitários, assistentes sociais, assistentes de CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e CAPS/AD (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Droga) dos municípios supracitados.
Durante a abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco, Luiz Claudio Gomes de Souza, ofertou as boas-vindas aos presentes e enfatizou a importância do conhecimento e atualização de assuntos referentes ao uso abusivo e à dependência de drogas para todos os que lidam diretamente com a população no dia a dia. "Todas as parcerias visando qualidade de vida e a manutenção da dignidade humana será abraçada pela Administração Municipal de Macuco", garantiu Luizão.
Falando pelo COMAD, Fernanda Machado também fez as honras do município anfitrião. "O objetivo desta capacitação é municiar os funcionários de informações, já que eles estão na ponta dos serviços e lidam continuamente com o cidadão. Esse trabalho de cada um é importante e pode salvar muitas vidas" disse a presidente.
Por: Ricardo Vieira
ASCOM Macuco