Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Inaugurado o Núcleo de Vigilância em Saúde Maria Cardozo da Silva

Em solenidade festiva, nesta sexta-feira, 22 de setembro, o bairro Santos Reis celebrou a inauguração do Núcleo de Vigilância em Saúde Maria Cardozo da Silva, que abrigará quatro setores distintos, promovendo um marco significativo para a saúde pública local. Com a nova sede, as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e do Trabalhador passam a operar de maneira concomitante, deixando de ocupar espaço no Centro de Saúde, o que não apenas otimiza os recursos, mas também fortalece a capacidade de atendimento e a eficácia dos serviços oferecidos.

Durante a cerimônia, a prefeita Michelle Bianchini expressou seu compromisso contínuo com a excelência dos serviços de saúde

Na cerimônia, a prefeita Michelle Bianchini expressou seu compromisso contínuo com a excelência dos serviços de saúde e disse que atua diariamente alicerçada no planejamento das ações, na segurança para manter a transparência e na sensatez que impulsiona todos os setores para fazer funcionar a gestão propriamente dita. Ela enalteceu os préstimos dos profissionais de saúde para com a comunidade e declarou acreditar que o novo espaço ratifica isso. “Além de ofertar conforto e comodidade aos munícipes, garante melhores condições aos usuários e equipes de atuação”, disse.

Michelle Bianchini se dirige aos familiares da saudosa ‘Maria de Zé Gonçalo’, que dá nome à nova central de saúde da cidade

Atuante na Gestão Municipal junto à prefeita Michelle Bianchini, seu esposo, fiel escudeiro e secretário de Governo e Gestão, João Vitor Pontes também enfatizou a importância da nova central de saúde. Ele ainda fez questão de destacar os avanços consideráveis que o município alcançou recentemente, incluindo a inauguração do Pórtico de Entrada de Macuco, a realização da Expo-2023 e a entrega desse Núcleo de Vigilância em Saúde. “Nossa preocupação é com o crescimento do município. E nossa prefeita está absolutamente comprometida com essa visão”, declarou João Vitor.

Incisivo na defesa da Gestão Municipal, o secretário de Governo João Vitor Pontes exaltou os feitos recentes da prefeita Michelle Bianchini

A secretária de Saúde Ana Paula Gonçalves e o coordenador de Vigilância Ambiental Ivan Tostes apostam numa contínua melhoria dos serviços, que contarão com Laboratório de Entomologia e Microbiologia Ambiental capaz de controlar a qualidade da água, solo, ar e de vetores, numa ferramenta de pesquisa essencial. “Estamos próximos da conquista da licença para oferecer laudos dessas análises. Seremos o único laboratório fora da capital com essa capacidade, um orgulho para Macuco. Futuramente, toda região fará esses diagnósticos conosco, gerando recursos para nosso município e economias para a região circunvizinha”, comemora Ana Paula.

Um momento de fé marcado pelas orações da comunidade diante do prédio que abrigará o Núcleo de Saúde dos Santos Reis

O nome escolhido para a nova sede, Maria Cardoso da Silva, homenageia uma figura exemplar da história de Macuco. A saudosa ‘Maria de Zé Gonçalo’ foi uma personalidade atuante na vida social da cidade, inclusive doando os terrenos que hoje abrigam a Praça Zilda Ribeiro Bianchini e a Capela de Nossa Senhora Aparecida, além de ter sido responsável pelo nascimento de dezenas de crianças como parteira, sempre demonstrando sensibilidade humanitária e responsabilidade em suas ações. Durante a solenidade, representantes da família expressaram emoção e gratidão aos idealizadores e à prefeita Michelle Bianchini por essa justa e definitiva homenagem.

O carinho da prefeita Michelle Bianchini expressado nas mãos entrelaçadas com as da amiga e secretária de Saúde Ana Paula Gonçalves

Também estiveram presentes os vereadores Alberto Herdy, Carlos Alberto Tico-Tico Oliveira e Felipe Carvalho, representando o Poder Legislativo Macuquense; o dirigente do Consórcio de Saúde CIS-SERRA, Leonardo Sarmento; secretários e assessores da Gestão Municipal; familiares da homenageada; e moradores de diversos bairros do município.

Os participantes do encontro ficaram comovidos com as palavras de um dos representantes da família da saudosa homenageada

Num agradável final de tarde no bairro Santos Reis, em Macuco, a comunidade se uniu para acompanhar a solenidade de inauguração do núcleo

O coordenador de Vigilância Ambiental Ivan Tostes mostra para a prefeita Michelle Bianchini o funcionamento de um dos microscópios da unidade de saúde

Autoridades conversam informalmente nas proximidades do novo núcleo aguardando o início da cerimônia de inauguração