Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Conforme noticiado previamente pelos mais diversos órgãos da imprensa fluminense, foi realizado na terça-feira passada, dia 15 de setembro, o Encontro de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, cuja organização ficou sob responsabilidade do CEPOPD (Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas).

Liderada pela presidente Maria Luisa Arantes, a instituição reuniu os conselhos municipais para promover uma ampla discussão sobre as todas as dificuldades encontradas pelos conselhos no âmbito municipal e sobre a necessidade de oferecera estes suporte técnico e operacional para garantir a perfeita atuação. Também foram abordadas as ações que venham ao encontro da interação entre os conselhos municipais antidrogas já existentes no território fluminense.

No desenrolar da reunião, três conselhos foram convidados a explanar sobre as ações realizadas em seus respectivos municípios: Macuco, Barra Mansa e São Gonçalo. Com cada um obedecendo a sua peculiaridade e buscando uma explanação detalhada, foi possível a todos os participantes compartilhar experiências e enriquecer seus conhecimentos.

Representando o COMAD-Macuco, a presidente Fernanda Machado, além de apresentar as ações acordadas pelo conselho e já realizadas, expôs o plano de ações futuras. Segundo ela, o intuito é oferecer atenção de base, priorizando a participação popular nas resoluções do conselho, entre outras atividades.

Após uma palestra proferida pelo docente do Instituto de Ciências Sociais da UFF (Universidade Federal Fluminense), professor Luiz Henrique Abegão, quando houve a abordagem do tema 'Participação dos conselhos nas políticas públicas', a presidente do COMAD-Macuco pediu a palavra e deixou clara a necessidade da legitimidade dos conselhos municipais, bem como das secretarias, departamentos, coordenadorias de prevenção sobre drogas nos municípios. Segundo ela, existe uma política nacional sobre o assunto e, no entanto, nos municípios não foram consolidadas as ações e até mesmo o posicionamento dos mesmos junto ao poder público, o que foi prontamente acordado por unanimidade pelos demais conselhos municipais.

Assim sendo, ficou decidido que serão realizados fóruns bimestrais sob coordenação do CEPOPD/RJ para discussão sobre as reivindicações e ações necessárias para legitimar as atividades dos conselhos. O primeiro acontecerá em novembro, na cidade de Quatis, com participação do Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano. Também marcou presença no encontro, representando os conselheiros do COMAD-Macuco, a conselheira Janilda Nunes do segmento público da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco