Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Exibição dos números se deu em Audiência Pública na Câmara

Nesta quinta-feira, dia 28 de setembro, a Secretaria de Saúde de Macuco realizou uma Audiência Pública para fazer a apresentação da Prestação de Contas referentes ao Segundo Quadrimestre de 2023. O evento ocorreu simultaneamente à audiência da Prefeitura de Macuco e contou com a presença da prefeita Michelle Bianchini, secretário de Governo João Vitor Pontes, secretária Ana Paula Gonçalves, profissionais da área de saúde do município e populares.

Secretária de Saúde de Macuco, a enfermeira Ana Paula Gonçalves falou na Audiência Púbica a respeito dos bons números contidos nos relatórios do segmento

Durante a apresentação, a equipe destacou o cumprimento das metas fiscais, com ênfase nos investimentos em saúde, que alcançaram 22,03 % do orçamento total. Esse valor supera o mínimo exigido pela Constituição Federal, que é de 15%. Os resultados na Atenção Básica foram particularmente impressionantes, com um total de 22.820 consultas, atendimentos e acompanhamentos realizados. Alguns números relevantes incluem 5.747 consultas de Clínica Geral, 430 de Ginecologia e Obstetrícia, 274 de Cardiologia, 226 de Oftalmologia, 376 de Pediatria e 268 de Ortopedia. Além disso, o Pronto Atendimento Municipal realizou 6.073 atendimentos médicos, foram realizadas 4.583 visitas domiciliares e 7.508 procedimentos de Enfermagem no período.

Audiência Pública contou com Ramon Miranda, Isadora Marini e Carlos Maturana na apresentação dos relatórios da Secretaria de Saúde

Outros destaques bastante consideráveis incluem a Assistência Farmacêutica Básica, que atendeu 8.002 pessoas e dispensou 200.560 medicamentos no Segundo Quadrimestre de 2023. Também foram administradas em 2023 até o momento 22.778 doses da vacina contra a COVID-19; realizados 13.117 procedimentos pela Vigilância Ambiental; 210 ações no CAPS; e outras 12.343 pelo Serviço Social. Além disso, a Secretaria de Saúde realizou 2.498 exames complementares envolvendo procedimentos de média e alta complexidade.

Munícipes, servidores públicos e secretários de governo acompanharam a exposição dos números na Câmara Municipal

Integrados, falando em nome dos demais componentes da equipe e demonstrando vasto conhecimento sobre os temas, os profissionais de saúde Carlos Maturana, Isadora Marini e Ramon Miranda auxiliaram a secretária Ana Paula Gonçalves nas apresentações. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rivaldo Bada, e o secretário de Gabinete, Wildimar Faria, também acompanharam o anúncio dos números da Prestação de Contas da Saúde. Todas as informações detalhadas, incluindo números e explicações técnicas, podem ser encontradas no site oficial da Prefeitura de Macuco, no endereço oficial da municipalidade www.prefeituramacuco.rj.gov.br/transparencia.

Servidores da Secretaria de Saúde, Isadora Marini e Carlos Maturana falaram em nome de seus pares para expor cada detalhe do Segundo Quadrimestre de 2023

Fotos: Wesley Marques / Rodrigo Cuco