Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Estudantes recebem informações valiosas sobre prevenção e vacinação

Nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, as secretarias de Saúde e Educação de Macuco uniram forças para promover uma ação sobre o ‘Outubro Rosa’, cuja iniciativa levou informações cruciais sobre a prevenção do câncer de colo do útero e a importância da vacinação aos estudantes das redes Municipal e Estadual de Ensino. As atividades tiveram interação dos alunos no CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta, e no Colégio Estadual Farmacêutico Rodolfo Albino, no centro.

Alunos do CIEP Honório Peçanha também se integraram aos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais de saúde

Durante a visita às escolas, os profissionais de saúde destacaram a relevância da vacinação contra o HPV, uma medida crucial na prevenção do câncer de colo do útero. Além disso, foram fornecidas orientações sobre a manutenção da Caderneta de Vacinação atualizada, abordando também a vacina preventiva contra a meningite, com foco na Vacina ACWY, que faz parte do calendário de vacinação infantil. Por fim, a equipe de saúde também discutiu a importância da Vacina DT, recomendada para prevenir o tétano e a difteria, para adolescentes de 9 a 14 anos. No CIEP, a secretária de Educação Claudia Vogas acompanhou a movimentação.

Um bate-papo franco e informal foi realizado com os estudantes na quadra do colégio pertencente ao Governo do Estado

A médica Andreia Gentil, ginecologista e obstetra com atuação destacada no município, liderou a equipe composta pelas enfermeiras Diana Lutterbach e Micheli Werneck, juntamente com as profissionais de enfermagem Carla Nascimento, Juliana Souza e Maria Nazareth Silva. Micheli Werneck destacou a importância dos encontros com os estudantes. “Ressaltamos informações valiosas e também realizamos a conferência das Cadernetas de Vacinação. Os pais receberão um bilhete relatando a necessidade de comparecer à Unidade de Saúde para manter as vacinas de seus filhos em dia, reforçando a prevenção na saúde pública local”, disse.

Os estudantes prestaram a atenção nas orientações repassadas pela médica, enfermeiras e equipe de enfermagem da Secretaria de Saúde

Equipe de saúde juntamente com a secretária de Educação, professora Claudia Vogas, durante as ações no CIEP do bairro da Reta

Garotada do CIEP Municipalizado Honório Peçanha recebeu as profissionais de saúde com muito carinho e entusiasmo

Logo após receberem as informações e materiais didáticos, os estudantes se interessaram em debater entre si os detalhes importantes do material