Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Iniciativa destaca a importância da prevenção do câncer de próstata

No Centro de Saúde de Macuco, uma iniciativa coordenada pela enfermeira Micheli Werneck está trazendo uma abordagem inovadora à conscientização sobre a saúde masculina. Durante todo mês, os pacientes que passam pelo espaço de saúde estão sendo recebidos pela recém-criada Sala de Espera Informativa, que nesse contexto tem como foco principal o tema ‘Novembro Azul e a Importância da Saúde do Homem’.

Enquanto aguardam atendimento no Centro de Saúde, pacientes receberam informações valiosas sobre o ‘Novembro Azul’

Sob a orientação da enfermeira, os pacientes recebem informações cruciais sobre o câncer de próstata, apontado por pesquisas como o segundo tipo mais prevalente entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Os temas abordados incluem sintomas, fatores de risco e medidas preventivas, visando educar e empoderar a comunidade local. Além disso, a Sala de Espera Informativa também funciona como um guia para os serviços médicos disponíveis aos homens da cidade.

Com informações claras, abrangentes e objetivas, a enfermeira repassou todos os cuidados aos pacientes que utilizam o Centro de Saúde

Com essa ação, os pacientes têm acesso a informações detalhadas sobre a rede de atendimento médico, proporcionando-lhes conhecimento sobre os recursos disponíveis para a promoção da saúde masculina. Essa abordagem integrada não apenas destaca a importância da prevenção do câncer de próstata, mas também busca fortalecer a conexão entre a comunidade e os serviços de saúde, promovendo uma conscientização contínua sobre a importância do cuidado preventivo.

Em diversos momentos da palestra, a enfermeira Michele Werneck conseguiu esclarecer muitas dúvidas dos pacientes

O bate-papo informal também contou com a contrapartida dos munícipes, que interagiram muito com a enfermeira