Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Núcleo de Vigilância confirma campanha na Zona Rural de Macuco

No último sábado, dia 18 de novembro, o município de Macuco viveu um importante marco na garantia da saúde de cães e gatos através da prevenção da raiva animal com a realização do ‘Dia D’ da Vacinação Antirrábica. Com três postos estratégicos, atendendo os proprietários nos bairros Santos Reis, Centro e Nova Macuco, a ação reforçou as iniciativas dos dias 13 e 17 de novembro.

O cuidado dos profissionais de saúde no momento da vacinação foi elogiado pelos donos de cães e gatos em Macuco

E os trabalhos perfeitamente executados pelos agentes da Secretaria de Saúde renderam ótimos resultados, já que, ao todo, 876 animais, entre cães e gatos, foram imunizados, demonstrando a efetividade da campanha e o comprometimento da Gestão Municipal também quanto à manutenção da saúde dos animais de estimação dos munícipes dos mais diversos bairros macuquenses.

Aos poucos os moradores iam chegando aos postos e engrossando as fileiras daqueles que garantiram a imunização de seus bichinhos

Agora, a equipe de saúde direciona seus esforços para a Zona Rural, visando abranger toda a população de animais susceptíveis à raiva em sítios e fazendas, já que a prefeita Michelle Bianchini sempre orientou que fosse dada total atenção também aos moradores das regiões mais deslocadas do centro urbano. Vale ressaltar que a vacinação não se limita aos eventos pontuais, pois o Núcleo de Vigilância em Saúde, localizado no bairro Santos Reis, realizará a imunização de forma contínua todas as terças e sextas.

Preenchimento da Caderneta de Vacinação foi uma das etapas que antecederam ao ato de vacinar os animais

Além disso, os donos dos cãezinhos e gatinhos também podem agendar a vacinação, bastando levar seus animais de estimação com a caderneta de vacinação para garantir a proteção necessária contra a raiva. “A mobilização da comunidade é essencial para alcançar o sucesso contínuo dessa importante iniciativa de saúde pública”, reforça Ivan Tostes, coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde.

Garotada também mostrou o compromisso de vacinar seus melhores amigos levando os cãezinhos aos postos de vacinação

Alguns mais amedrontados foram vacinados dentro dos próprios veículos em que foram transportados pelos seus proprietários

Profissional de saúde preparando mais uma das doses a serem aplicadas nos animais durante a campanha do sábado

Os elogios da população aos profissionais responsáveis pela vacinação mostraram o respeito deles para com os animais