Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Ações produzem hábitos saudáveis e sorrisos radiantes entre os estudantes

Continua eficaz o trabalho da Secretaria de Saúde de Macuco referente à Coordenação de Odontologia, que tem a liderança da cirurgiã dentista Shirle Falces. Durante o segundo semestre desse ano, as escolas municipais Sylvia Bittencourt Bath Rosas (Volta do Umbigo), David Coelho dos Santos (Barreira) e CIEP Municipalizado Honório Peçanha (Reta) foram alvo da entidade e se destacaram por desenvolver importantes campanhas de promoção da saúde bucal entre os estudantes.

Em cada incursão aos educandários uma novidade foi apresentada para aumentar a qualidade da saúde bucal dos estudantes

Em parceria com a coordenação, num trabalho que também envolveu a competente dentista Marluce Lessa, os educandários foram beneficiados periodicamente com ações de fluoretação dentária e ainda puderam intensificar o ensino de uma higiene bucal correta. Os alunos foram agraciados com a distribuição de Kits de Higiene Bucal, contendo escova dental infantil, rolo de fio dental e creme dental, tudo acondicionado em práticas bolsinhas plásticas para armazenamento e transporte dos produtos.

Garotada das escolas municipais recebeu o Kit de Higiene Bucal contendo acessórios capazes de manter a limpeza diária

Já no que diz respeito à Creche Municipal Zilda Ribeiro Bianchini, a abordagem foi ainda mais abrangente, visando a integralidade da saúde infantil. Pais e funcionários foram orientados sobre a correta realização da higiene bucal nas crianças, recebendo informações sobre alimentação saudável e a importância dos elementos dentais na mastigação e, consequentemente, na saúde geral.

Estudantes de uma das escolas exibem o kit recebido da Coordenação de Odontologia da Secretaria de Saúde de Macuco

Ainda segundo a coordenadora Shirle Falces, os pequenos também foram beneficiados com a distribuição dos kits e realização de procedimentos de fluoretação dentária. “Essas iniciativas refletem nossa intenção de promover os cuidados com a higiene bucal e saúde dentária desde os primeiros anos escolares, proporcionando não apenas conhecimento acadêmico, mas também hábitos essenciais para uma vida saudável”, expôs Shirle.

Mais uma turma demonstrando sua felicidade ao receber o kit que fará parte de seu cotidiano escolar

Os pequenos estudantes da creche também receberam a atenção especial da dentista Marluce Lessa

Meninada se mostrou feliz na creche exibindo os kits recebidos através do trabalho da Secretaria de Saúde

Mais um grupinho de alunos da creche demonstrando felicidade com os kits recebidos da dentista