Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

CAPS/Macuco celebra 10 anos de compromisso com a saúde mental

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Macuco completa uma década de serviço ininterrupto em 2023, reafirmando seu compromisso com a saúde mental da comunidade. Ao longo dos últimos dez anos, os profissionais do setor têm se dedicado incansavelmente para garantir a melhoria e a manutenção da qualidade do bem-estar psicológico dos moradores locais. Em resposta, a população reconhece e valoriza todos os esforços e dedicação das equipes multidisciplinares da instituição.

Juntos, a prefeita Michelle Bianchini e o secretário de Governo João Vitor Pontes foram abraçar as pessoas envolvidas com o CAPS

Para celebrar essa importante marca, o CAPS promoveu uma série de atividades integrativas que envolveram usuários, familiares e a comunidade em geral. Localizado nas proximidades do bairro da Reta, a unidade se tornou um ponto de referência para a promoção da saúde mental na região. A programação festiva incluiu rodas de conversa e momentos de acolhimento, refletindo as iniciativas costumeiras dos dedicados servidores que atuam na entidade. Nesse contexto, vale salientar a fundamental importância das oficinas terapêuticas, que são realizadas de segunda a sexta e estão à disposição para atender à demanda na cidade. São oficinas de horta e jardinagem, dança e outras que tem feito a diferença para os pacientes.

Entusiasta do trabalho da instituição, Michelle Bianchini destacou o profissionalismo da equipe do CAPS/Macuco

Segundo a enfermeira Lívia Neri, coordenadora do CAPS/Macuco, ao comemorar dez anos de existência, o CAPS apresenta muitas evoluções durante essa trajetória, sempre fazendo com que os pacientes sejam assistidos de forma holística e com cuidado na transformação da saúde mental em particular de cada usuário. “Durante esses dez anos, observamos a evolução dos pacientes, observando que cada um conseguiu ser protagonista de sua própria história , com apoio familiar e inclusão na sociedade”, explica Lívia, acrescentando que a equipe, formada pelos oficineiros, assistente social Fernanda Faria, psicólogo Rogério Badini, psiquiatra Álvaro Chehab e a técnica de enfermagem Simone Falcão.

Outra figura importante que participou com a prefeita e deixou sua mensagem ao grupo foi a secretária de Saúde, enfermeira Ana Paula Gonçalves

O equipamento do setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Macuco desempenha um papel fundamental no atendimento às situações de crise e no intenso sofrimento psíquico, entre outras formas de auxílio à população. Quem necessitar de atendimento pode buscar o CAPS, onde profissionais especializados realizarão avaliações para determinar o tratamento necessário. A década de serviço contínuo do CAPS de Macuco representa um marco significativo na construção de uma comunidade mais saudável e resiliente.

Alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos usuários que frequentam as oficinas do CAPS mostram o desenvolvimento deles na entidade

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), Saúde Mental é um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva. É nesse sentido que a atuação do CAPS Macuco é tão importante. Durante as celebrações, a prefeita Michelle Bianchini fez questão de estar presente com os secretários João Vitor Pontes (Governo e Gestão), Ana Paula Gonçalves (Saúde) e Capitão Jocélio Bezerra (Segurança Pública).

Durante as comemorações, profissionais do CAPS/Macuco fizeram uma explanação sobre os trabalhos desenvolvidos com os usuários

Prefeita Michelle Bianchini esteve presente hipotecando seu apoio ao trabalho excepcional desenvolvido pelo CAPS/Macuco

Fotos: Wesley Marques