Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

A Secretaria de Saúde de Macuco está mobilizando sua equipe para atuar de forma abrangente no mês de outubro, dedicado quase que exclusivamente aos trabalhos de conscientização e prevenção do câncer de mama. Conhecido por 'Outubro Rosa', neste mês todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame de mamografia. As mulheres nessa faixa etária devem informar suas amigas, familiares e conhecidas para conscientizar essa prática simples, mas que salva vidas.

No dia 20 de outubro, será realizada, no Centro de Saúde de Macuco, às 10 horas, a campanha denominada 'Dia D', cujo objetivo é promover amplo debate sobre o câncer de mama. A ação é uma iniciativa da Coordenação de Saúde da Mulher, comandada por Verônica Golinelli de Menezes, e contará ainda com a participação da assistente social Vera Patuelli e da enfermeira Lívia Gonçalves, que é coordenadora de Atenção Básica em Saúde. As três profissionais estarão à disposição da população feminina para esclarecimentos sobre o tema e liderando ações educativas e preventivas.

Outra medida importante da Secretaria de Saúde será a viabilização do exame mamográfico para as mulheres que integram a faixa etária da campanha. "Para realizar o exame, toda mulher com idade entre 50 e 69 anos deve se dirigir a uma das unidades de saúde do município e solicitar o requerimento para fazer a mamografia", explica Verônica Golinelli.

O nome da campanha faz alusão à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor. Aderindo à campanha, a página da Prefeitura de Macuco no Facebook já faz menção ao trabalho de mobilização contra a doença.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo. Segundo autoridades que pesquisam o tema, a prevenção continua sendo o maior aliado das mulheres e a campanha visa exatamente aumentar a visibilidade e chamar a atenção do público feminino.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o auto-exame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a auto-palpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque. De acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.

Na quarta-feira passada, 30 de setembro, parlamentares da bancada feminina do Congresso Nacional lançaram, no Salão Negro da Câmara dos Deputados, a campanha Outubro Rosa contra o Câncer de Mama. Na abertura do evento, parlamentares da bancada feminina foram até a rampa do Congresso Nacional e posaram para fotos em frente ao prédio, em seu primeiro dia com iluminação rosa. Durante a campanha, tanto o Congresso quanto os ministérios e outros prédios públicos de Brasília ficarão iluminados de rosa, para lembrar a importância da luta contra o câncer de mama.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco