Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Macuco amplia abordagens sobre campanha ‘Janeiro Branco e Roxo’

A Secretaria de Saúde de Macuco está em pleno andamento com as campanhas ‘Janeiro Branco e Roxo’, seguindo um planejamento conjunto estabelecido pelo Governo Estadual em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde. As iniciativas têm como objetivo promover a saúde mental da população e disseminar informações cruciais sobre a hanseníase, respeitando um cronograma organizado e implementado com empenho pelos profissionais de saúde que atuam no município.

Profissionais de Saúde acompanhando atentamente as exposições do experiente psicólogo

A enfermeira Ana Paula Gonçalves, secretária de Saúde do município, esclarece que o ‘Janeiro Branco’ busca assegurar a manutenção da qualidade da saúde mental da população. Em contrapartida, o ‘Janeiro Roxo’ concentra esforços na conscientização e combate à hanseníase, uma doença infecciosa que, se não tratada precocemente, pode levar a incapacidades físicas. As ações já estão em pleno desenvolvimento, com oficinas e salas de espera orientadas, abordagens voltadas aos profissionais e eventos de conscientização, como o recente ‘Café Terapêutico’.

Com linguagem simples e objetiva, o psicólogo falou sobre experiências importantes que podem ser aplicadas pelos profissionais

Realizado na manhã de segunda-feira, dia 29 de janeiro, o evento proporcionou um espaço de diálogo informativo entre os servidores de saúde. O psicólogo Wagner Bastos, também atuante na Gestão Municipal, desenvolveu uma palestra abordando questões cruciais e compartilhando experiências fundamentais para a promoção de uma saúde mental adequada.

Logo após o evento, a equipe presente à palestra se confraternizou num substancioso café da manhã

Sobre o ‘Janeiro Roxo’, Ana Paula Gonçalves destaca a importância do tratamento precoce da hanseníase, ressaltando que, no Brasil, o tratamento é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A secretária reforça que a disseminação de informações sobre a doença é fundamental. No que diz respeito ao ‘Janeiro Branco’, a campanha chama a atenção da sociedade para as necessidades relacionadas à saúde mental num período em que as pessoas estão mais reflexivas sobre a vida, podendo despertar sentimentos conflitantes e desencadear quadros de ansiedade ou depressão.

Uma das equipes que atua no Pronto Atendimento Municipal de Macuco desenvolvendo ações das duas campanhas

Todas as orientações estão sendo repassadas aos munícipes nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Centro de Saúde, Pronto Atendimento Municipal (PAM) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). As ações programadas para o restante do mês prometem envolver a comunidade macuquense de maneira ampla, proporcionando informação e cuidado em saúde mental, além de contribuir para a conscientização e prevenção da hanseníase.

Mais uma das dedicadas equipes do Pronto Atendimento de Macuco que estão empenhadas na disseminação das campanhas

“O engajamento da população é fundamental para o sucesso dessas campanhas, que buscam promover o bem-estar e a saúde integral dos cidadãos de Macuco”, defende a secretária Ana Paula.

No Centro de Saúde também foi desenvolvida uma Sala de Espera com orientações importantes sobre os dois temas das campanhas

Equipe da Estratégia de Saúde da Família da Volta do Umbigo também dedicou seu tempo às orientações

Fotos: Rodrigo Cuco