Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Saúde e comunidade unem esforços para combater o mosquito

Macuco continua se mantendo em alerta máximo contra a dengue. Isso ficou evidente na ação conjunta de autoridades de saúde junto à comunidade, enfatizando a importância de se intensificar o combate e conscientização sobre a doença e evitar que haja a possibilidade de maior incidência dos casos dessa enfermidade na cidade. Com base no aumento das notificações, especialmente no bairro Nova Macuco, onde foram registrados os maiores número de casos, a mobilização se tornou uma prioridade e a Ação de Bloqueio tornou-se uma ferramenta de apoio para minimizar os problemas.

Equipe se mostrou coesa e disposta a conscientizar a população macuquense sobre os perigos da proliferação da dengue

O verdadeiro mutirão de conscientização idealizado pela Secretaria de Saúde, inspirado na campanha ‘10 Minutos Salvam Vidas’, convocou os moradores a dedicarem parte de seu tempo para vistoriar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em suas residências. Além da distribuição de materiais educativos de linguagem simples e objetiva, os agentes de saúde e endemias realizaram visitas domiciliares, orientando sobre medidas preventivas e coletando larvas para identificação da espécie encontrada para um diagnóstico mais preciso sobre a real situação.

Além da entrega de farto material educativo, o bate-papo foi outro artifício dos agentes junto aos moradores para garantir a conscientização

A ação contou com a participação ativa das autoridades de saúde, incluindo coordenadores de Vigilância Sanitária e Epidemiológica e Atenção Básica, bem como o apoio do secretário de Governo e Gestão, João Vitor Pontes, que compareceu ao ato representando a prefeita Michelle Bianchini. Durante a ação efetiva, a Vigilância Sanitária também desempenhou um papel crucial, já que os servidores de saúde catalogaram terrenos baldios para possíveis futuras notificações e até mesmo autuações caso haja essa necessidade extrema, tudo isso visando garantir a limpeza e eliminação de possíveis criadouros do mosquito e evitar que surjam novos casos de dengue.

Agentes visitaram diversas ruas do bairro para fazer a disseminação das informações sobre o tema crucial nesse momento

Os personagens da saúde macuquense ressaltaram a importância indispensável do envolvimento direto da população nas ações de prevenção da dengue, uma vez que não é possível que os agentes públicos estejam em todos os lugares ao mesmo tempo, principalmente porque, seguindo as atuações protocolares, as visitas dos agentes de endemia ocorrem de dois em dois meses às residências, enquanto o ciclo do mosquito dura apenas uma semana. Portanto, é essencial que os moradores vistoriem seus quintais regularmente para evitar o nascimento e crescimento dos mosquitos transmissores.

Material explicativo entregue a população era de fácil compreensão e com uma linguagem absolutamente objetiva e funcional

Segundo a secretária de Saúde, enfermeira Ana Paula Gonçalves, com a colaboração de todos os envolvidos e o engajamento da população, Macuco está determinado a reduzir os casos de dengue e proteger a saúde de seus moradores. “A conscientização e ações preventivas são essenciais para combater essa doença grave e evitar uma epidemia no município”, explicou a secretária, que agradeceu o apoio de todos – incluindo Carol Vogas, Diana Bard e Ivan Tostes, coordenadores presentes – e convocou a população a agir de forma contínua nessa missão coletiva.

Profissionais de saúde recolheram tubitos com diversas amostras de larvas para identificar as espécies encontradas

Secretário de Governo e Gestão, João Vitor Pontes recebeu informações detalhadas da secretária de Saúde Ana Paula Gonçalves durante as ações

Após o trabalho executado o grupo se reuniu para tradicional foto comemorando o Resultado positivo da ação

Fotos: Wesley Marques / Rodrigo Cuco