Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Auxílio virá do Governo do Estado após ofício da Secretaria de Saúde

Macuco já enfrentou noutras ocasiões surtos de dengue. Agora, o desafio é conter os avanços da doença diante do aumento alarmante de notificações e sintomas entre seus habitantes. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde enviou, no dia 27 de fevereiro, um ofício – Ofício SMS/VIG AMB Nº 003/2024 –, assinado pela secretária Ana Paula Gonçalves, e endereçado à Secretaria de Estado de Saúde.

No documento, Macuco explica detalhadamente a situação, solicitando sua inclusão no planejamento de ações de ‘UBV Pesado’, que são os carros adaptados com bombas para realizar o fumacê. Prontamente, o Governo Estadual, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde, acolheu o pedido e incluiu Macuco na programação. Assim, a municipalidade contará com esse apoio adicional e suporte técnico específico para lidar com o atual quadro epidemiológico.

Segundo a Vigilância Ambiental de Macuco, os moradores devem estar atentos, porque o Carro do Fumacê irá passar pelas ruas dos bairros macuquenses durante três semanas consecutivas, iniciando já nesta semana, e sempre às quintas e sextas-feiras, nos dias 07, 08, 14, 15, 21 e 22 de março, no período da manhã, a partir das 6h. É importante deixar janelas e portas abertas para o produto fazer efeito.

O veículo equipado utiliza o Cielo, que exala cheiro de menta e é feito para matar o Aedes aegypti, que geralmente está dentro das casas. Por isso, a necessidade de abrir portas e janelas. Após a passagem do carro do fumacê, é indispensável trocar a água dos animais domésticos (cães, gatos e pássaros). Vale ressaltar que os técnicos estaduais visitaram Macuco e confirmaram a realização do serviço do fumacê.