Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Estratégias de Saúde realizam ‘sala de espera’ com a comunidade

Considerada uma data importante para as autoridades de saúde, por fazer parte do calendário oficial mundial e ser apontada como uma luta travada com muita dedicação e comprometimento por parte de todos aqueles que militam diariamente no setor de saúde, o 24 de março marca a realização de atividades pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, quando o tema é amplamente debatido para mais esclarecimentos.

Mais uma das enfermeiras das Estratégias de Saúde da Família de Macuco conversando com os usuários na ‘sala de espera’

Em Macuco, por iniciativa da Secretaria de Saúde e por intermédio das Estratégias de Saúde da Família do município, com atuação impecável dos profissionais do setor, foram realizadas orientações organizadas a partir das ‘salas de espera’, cujas metas foram promover uma conscientização extensa e abrangente e aprofundar os debates sobre as formas mais eficazes de identificação e tratamento precoce da doença propriamente dita.

Bate-papo informal e repleto de informações importantes fez parte da programação da Secretaria de Saúde de Macuco para tratar do tema

Dentre as informações fundamentais repassadas aos pacientes macuquenses, destaque para a certeza de que tuberculose precisa ser encarada com toda seriedade possível, mas tem cura total, desde que o tratamento seja levado a sério e seguido à risca do início até o final da administração dos medicamentos e das análises feitas pelo médico. A secretária de Saúde, enfermeira Ana Paula Gonçalves, faz um alerta para que os munícipes fiquem atentos a alguns sintomas importantes.

Usuários e profissionais das ESF’s se mostraram integrados durante as abordagens para falar sobre o assunto

“Quem tem tosse por mais de três semanas, incidência de febre, cansaço excessivo e falta de apetite, entre outras manifestações, deve procurar imediatamente o atendimento na rede de saúde, porque quanto mais rápido for o início do tratamento, melhor para os pacientes. Nossa meta é garantir a qualidade de vida de todos”, declarou Ana Paula.

Nas chamadas ‘salas de espera’, os usuários da Estratégias de Saúde da Família acompanharam atentamente às explicações dos técnicos

Carinho e receptividade com os usuários foram palavras de ordem durante as abordagens nas ‘salas de espera’

Fotos: Divulgação