Relatório quadrimestral detalha investimentos e serviços do setor
Na quinta-feira, 27 de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Macuco promoveu uma Audiência Pública na Câmara Municipal para apresentar a Prestação de Contas do Terceiro Quadrimestre de 2024. O encontro, realizado simultaneamente à audiência sobre os números e dados financeiros completos da Gestão Municipal, reuniu A PREFEITA Michelle Bianchini, seu vice-prefeito João Batista Oliveira, e a secretária de Saúde, enfermeira Ana Paula Gonçalves, além de profissionais da área e moradores, reforçando a transparência e o compromisso com a população.
Mais uma vez o telão foi utilizado para exibir uma série de ações da Secretaria de Saúde no Terceiro Quadrimestre de 2024
Durante a apresentação, os técnicos enfatizaram o cumprimento das metas fiscais no período, destacando o investimento de 20,13% do orçamento total em saúde, acima do mínimo exigido pela Constituição, que é de 15%. As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) realizaram 3.881 consultas médicas, 2.055 atendimentos odontológicos e 7.849 visitas domiciliares. Entre os números apresentados nos relatórios, sobressaem-se bastante os atendimentos ofertados à população no Centro de Saúde: entre outras, foram 834 consultas em Clínica Médica, 612 em Pediatria, 516 em Ginecologia e Obstetrícia, 366 em Ortopedia e Traumatologia, 303 em Oftalmologia, e 230 em Cardiologia totalizando 4.864 atendimentos.
Enquanto a secretária Ana Paula expõe algumas das ações de saúde, prefeita Michelle Bianchini e vice-prefeito João Batista Oliveira acompanham os números
No período citado, o PAM (Pronto Atendimento Municipal) alcançou números impressionantes, com um total de 22.525 atendimentos, incluindo 6.402 consultas médicas, 7.104 de enfermagem e 7.949 dispensações de medicamentos, entre outros serviços. A Assistência Farmacêutica Básica também se destacou, atendendo 10.606 pessoas e dispensando 263.175 itens medicamentosos. Entre setembro e dezembro de 2024 foram aplicadas 1.058 doses de vacinas, incluindo contra a Pneumocócica, Influenza e outras do calendário oficial. A Vigilância Ambiental realizou 11.576 procedimentos, o CAPS conduziu 1.728 ações e o Serviço Social executou 9.704 atividades.
As apresentações foram conduzidas pelos profissionais de saúde Carlos Maturana (superintendente de Controle de Avaliação), Isadora Marini (superintendente de Planejamento e coordenadora do Fundo Municipal de Saúde) e Ramon Miranda (servidor técnico), com o apoio da secretária Ana Paula Gonçalves. Também estiveram presentes os secretários Wildimar Faria (Gabinete e Comunicação), Débora Torres (Controle Interno), Sandra Laurindo (Fazenda) e Tatiane Bormevet (Desenvolvimento Social), além de Ivan Tostes, presidente da Conselho Municipal de Saúde de Macuco.
Para obter informações detalhadas, incluindo números e explicações técnicas, acesse o Portal da Transparência no site oficial da Prefeitura de Macuco: https://prefeituramacuco.rj.gov.br/transparencia.
Texto: Ricardo Vieira
Fotos: Wesley Marques