Profissionais da saúde representaram o município num encontro técnico que visa aprimorar o diagnóstico precoce de doenças nos recém-nascidos
Em uma iniciativa da APAE/RIO com apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, foi realizada, nesta quarta-feira, dia 30 de abril, na cidade de Cantagalo, a capacitação ‘Boas Práticas na Triagem Neonatal’, voltada à qualificação do atendimento e ao fortalecimento das redes de cuidado. Representando o município de Macuco, estiveram presentes a enfermeira Carla Nascimento e as técnicas de enfermagem Simoni Vogas e Nazareth Oliveira, profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde.
O popular ‘teste do pezinho’ coleta o sangue do calcanhar do bebê e pode detectar precocemente doenças que comprometam o desenvolvimento físico e mental
O principal foco do encontro foi reforçar a importância da triagem neonatal, mais conhecida como ‘teste do pezinho’, que consiste na coleta de sangue do calcanhar do bebê para detectar precocemente doenças que podem comprometer o desenvolvimento físico e mental. A capacitação abordou aspectos técnicos e operacionais que garantem a qualidade da coleta e análise, bem como o correto encaminhamento dos casos suspeitos, conforme orientações do Ministério da Saúde.
Realizado preferencialmente entre 48 horas e o 5º dia de vida do bebê, o teste é uma ferramenta essencial para o diagnóstico precoce de enfermidades graves, sendo realizado em unidades básicas de saúde, maternidades e outros pontos estratégicos. O envio de profissionais macuquenses à ação reforça o compromisso da Redes Municipal de Saúde com a prevenção e o cuidado integral à saúde infantil, além de destacar a importância da atuação conjunta entre Atenção Primária e os Serviços de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) em todo o país.
Texto: Ricardo Vieira
Fotos: Dilvugação / Internet