Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Hoje no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Assim, o nível de glicose no sangue fica alto, a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, foi instituído pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991 e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.

Alguns acontecimentos podem ser sinais da doença: vontade de urinar diversas vezes, cansaço inexplicável, muita sede, aumento do apetite, perda de peso, visão embaçada, câimbras, formigamento dos pés e infecções na pele. Existem duas formas de diabetes: Tipo 1, mais frequente em crianças e adolescentes que desenvolvem anticorpos contra o próprio pâncreas e cujo tratamento se dá através de insulina injetável, e Tipo 2, mais comum em obesos, idosos e em pessoas com genética favorável. Indivíduos com histórico familiar precisam de uma atenção ainda maior, pois essas pessoas têm resistência à insulina e o metabolismo acaba necessitando de uma quantidade ainda maior dessa substância. O tratamento é feito com hipoglicemiantes em comprimidos e injetáveis

Os diabéticos também precisam ter uma alimentação específica e personalizada. Doces e açúcar refinados devem ser cortados do cardápio porque aumentam a absorção de insulina e a glicemia tende a subir causando um quadro de hiperglicemia. Segundo os nutricionistas, todos os alimentos ingeridos devem ser integrais e diets, pois possuem índices glicêmicos entre baixo, médio e moderado.

Segundo a Coordenação de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Macuco, o gerenciamento adequado da taxa de glicemia reduz drasticamente o risco de desenvolver complicações. Quem tem diabetes pode levar uma vida mais do que normal, ativa, saudável e feliz. O importante é procurar uma das unidades de saúde do município e realizar um teste de glicose.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco